Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2029
Title: Instituto de Educação Cristã Imago Dei: história e atuação pedagógica na formação de crianças.
Authors: Bernardo, Maria da Conceição da Silva
Keywords: Educação cristã;Educação infantil;Imago Dei - educação por princípios;Imago Dei - memória;Educación cristiana;Educación Infantil;Imago Dei - educación por principios
Issue Date: Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BERNARDO, Maria da Conceição da Silva. Instituto de Educação Cristã Imago Dei: história e atuação pedagógica na formação de crianças. 2015. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Trabalho realizado para conclusão do curso de Pedagogia – UFRN como requisito para conclusão de curso, em História da Educação. Objetiva pesquisar a história e atuação pedagógica na formação de crianças do Instituto de Educação Cristã Imago Dei. Para tanto, realizou-se uma breve pesquisa histórica sobre a gênesis da educação crista, para a partir daí conhecer e compreender como ocorreu a Educação Por Princípios do Instituto de Educação Cristã Imago Dei, originada nos Estados Unidos. Nesta perspectiva, traremos a história do Instituto de Educação Cristã Imago Dei, instituição que trabalha na perspectiva da Educação Por Princípios no Rio Grande do Norte. Procuramos conhecer a história de fundação, a ação pedagógica, bem como sua influência na sociedade a qual está inserida. Para tanto, foram realizadas visitas para conhecimento da escola, entrevistas com professores, o diretor; com o exproprietário da escola bem como na web da instituição. O enfoque teórico-metodológico foi respaldado nos teóricos da educação cristã evangélica, como: Borges, (2014); Portela, (2012); Hack, (2000); Champlin (1991) e em uma abordagem educacional, dialogamos com: Cool (1996), Gadotti (1993), Libâneo, (1994); Medel (2011); Placco e Almeida (2012); Saviani, (1990); Zabala, (2002). Trabalhou-se com a memória dos funcionários e do exproprietário do Imago Dei, fazendo uso das vozes de autores como Nora (1981) e Halbwachs (1990) onde vemos que a história vai além daquilo que apenas está escrito, em documentos antigos registrados em cartório, ou em lugares que deem a ele autenticidade histórica. Em cada etapa do trabalho realizado percebemos a relevância dos princípios que norteiam a educação religiosa e que servem como auxílio na construção da cidadania, contribuindo para que o cidadão se desenvolva em sua plenitude intelectual, moral, política e ética, além de viver harmonicamente em sociedade. Concluímos que na história de educação cristã do instituto pesquisado, os métodos e os conhecimentos formadores por eles implementados alcançam os objetivos propostos ao longo desses seus 21 anos.
Abstract: Trabajo realizado para finalización del grado de Pedagogía – UFRN, como requisito para conclusión del grado, en Historia de Educación. Objetiva pesquisar la historia y actuación pedagógica en la formación de niños del Instituto de Educación Cristiana Imago Dei. Por lo tanto, se realizó una breve pesquisa histórica sobre la génesis de la educación cristiana, para desde ahí conocer y comprender como ocurrió la Educación Por Principios del Instituto de Educación Cristiana Imago Dei, originada en los Estados Unidos. En esta perspectiva, traeremos la historia del Instituto de Educación Cristiana Imago Dei, institución que trabaja en la perspectiva de la Educación Por Principios en el Rio Grande do Norte. Intentamos conocer la historia de fundación, la acción pedagógica, así como su influencia en la sociedad a la cual está inserida. Por lo tanto, fueron realizadas visitas para conocimiento de la escuela, entrevistas con profesores, el director, con el ex-propietario de la escuela bien como en la web de la institución. El enfoque teórico-metodológico fue respaldado en los teóricos de la educación cristiana evangélica, como: Borges, (2014); Portela, (2012); Hack, (2000); Champlin (1991) y en una abordaje educacional, dialogamos con: Cool (1996), Gadotti (1993), Libâneo, (1994); Medel (2011); Placco e Almeida (2012); Saviani, (1990); Zabala, (2002). Se trabajó con la memoria de los funcionarios y del ex-propietario del Imago Dei, haciendo uso de las voces de autores como Nora (1981) y Halbwachs (1990), donde vemos que la historia va allá de lo que apenas está escrito, en documentos antiguos registrados en notaría, o en lugares que le dan autenticidad histórica. En cada etapa del trabajo realizado percibimos la relevancia de los principios que guían la educación religiosa y que sirven como auxilio en la construcción de la ciudadanía, contribuyendo para que el ciudadano se desarrolle en su plenitud intelectual, moral, política y ética, allá de vivir harmónicamente en sociedad. Concluimos que en la historia de educación cristiana del instituto pesquisado, los métodos y los conocimientos formadores por ellos implementados alcanzaron los objetivos propuestos a lo largo de sus 21 años.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2029
Other Identifiers: 2011001162
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Instituto de Educação Imago Dei_monografia_2015.pdf811,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.