Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2011
Title: Análise dos investimentos socioambientais e o desempenho econômico-financeiro: um estudo comparativo nas empresas de energia elétrica integrantes e não integrantes do ISE da BOVESPA
Authors: Ferreira, Gleidva Jéssica da Costa
Keywords: Investimentos socioambientais;Desempenho Econômico-Financeiro;Índice de Sustentabilidade Empresarial
Issue Date: 6-Jun-2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERREIRA, Gleidva Jéssica da Costa. Análise dos investimentos socioambientais e o desempenho econômico-financeiro: um estudo comparativo nas empresas de energia elétrica integrantes e não integrantes do ISE da BOVESPA. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: A busca por soluções para amenizar os impactos sociais e ambientais, oriundos das ações do homem, fez surgir o termo desenvolvimento sustentável. Esse novo termo faz parte da atual gestão operacional e estratégica das organizações, que por sua vez, buscam destacar-se no ambiente ao qual estão inseridas pela prática da sustentabilidade. Nesse sentido, este estudo objetiva verificar a relação existente entre os investimentos socioambientais e os indicadores de desempenho econômico-financeiro das empresas do setor de energia elétrica integrantes e não integrantes da carteira do ISE da BOVESPA. Para atender a esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, documental e qualitativa e foram coletadas informações do Balanço Social, no período de 2010 a 2012 das empresas em estudo. A relação entre as variáveis foi verificada utilizando-se recursos estatísticos, especificamente, os dados em painel, sendo indicado o painel de efeitos fixos conforme o teste de Hausman. Os resultados da regressão apontam que, ao nível de significância de 95%, não há relação estatística significante entre os investimentos socioambientais e os indicadores de desempenho econômico-financeiro das empresas do setor de energia elétrica, integrantes e não integrantes da carteira do ISE. Isso indica que, nesse estudo, o desempenho econômico-financeiro não foi influenciado pela adoção dos investimentos socioambientais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2011
Other Identifiers: 2009009576
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDosInvestimentos_Ferreira_2014Texto Completo1,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons