Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1983
Title: Avaliação ecotoxicológica em um complexo estuarino no Nordeste brasileiro, utilizando o microcrustáceo Mysidopsis juniae como organismo-teste.
Authors: Silva, Lucas Ramires Rodrigues da
Keywords: Ecotoxcicologia;Ecotoxcicology;Programa Água Azul;Toxcidade
Issue Date: 14-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Lucas Ramires Rodrigues da. Avaliação ecotoxicológica em um complexo estuarino no nordeste brasileiro, utilizando o microcrustáceo Mysidopsis juniae como organismo-teste. 2015. 30 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ecologia) - Curso de Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como objetivo determinar a toxicidade das amostras de água obtidas no complexo estuarino dos rios Potengi/Jundiaí, nas estações P1 (jusante do canal do baldo), P2 (vão central da ponte Newton Navarro) e P3 (lançamento do Centro Industrial Avançado (CIA), do Programa Água Azul. As amostras de água para análise foram obtidas superficialmente nas respectivas estações e a testes agudos e crônicos com o organismo-teste M.juniae. Entre os resultados, observou-se que houve toxicidade apenas na estação P3, cuja amostra é obtida em ambiente que recebe efluentes líquidos do Sistema Industrial de Tratamento de Efluentes de Macaiba (RN) tratados pela CIA, e são provenientes de várias industrias e alguns contaminantes não devem ser neutralizados no processo causando assim toxicidade na amostra.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1983
Other Identifiers: 2010060130
Appears in Collections:Ecologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComplexoEstaurino_Silva_2015.pdfTCC1,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons