Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1952
Title: A apropriação dos espaços públicos pela mulher: o caso dos abrigos de ônibus em Natal-RN
Other Titles: The appropriation of public spaces by women : the case of bus shelters in Natal -RN
Authors: Barros, Gabrielle Marinho de
Keywords: Espaço público;Mulher;Apropriação;Abrigos de ônibus - Natal/RN
Issue Date: 8-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BARROS, Gabrielle Marinho de. A apropriação dos espaços públicos pela mulher: o caso dos abrigos de ônibus em Natal-RN. 2015. 238f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Seguindo o pensamento de que o arquiteto e urbanista também tem como função conhecer e compreender as pessoas para as quais ele projeta, lança-se o desafio de tratar do conceito de apropriação dos espaços públicos voltado para o recorte de gênero em Natal/RN. Leva-se em consideração que ao longo da história a mulher não tinha o mesmo acesso que o homem aos espaços da cidade e partimos dessa constatação para trazer a discussão para o contemporâneo. Para isso, tratam-se especificamente dos abrigos de ônibus de uma fração urbana da cidade e por meio de entrevistas, questionários e outros métodos avaliativos busca-se compreender como a mulher se apropria do espaço público e se há diferenças em comparação ao homem.
Abstract: Following the thought that the architect and urban planner also has the function to know and understand the people for whom he designs , we propose the challenge of dealing with the idea of handing over public spaces facing a gender approach in Natal/RN. We take in consideration that, throughout history, women did not have the same access as men to the city's spaces and take this evidence to bring the discussion to the contemporary. For this, we talk specifically of bus shelters as an urban part of the city and through interviews, questionnaires and other evaluation methods. All this in an attempt to understand how the woman appropriates public space and if there are differences compared to man.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1952
Other Identifiers: 2010034031
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ApropriacaoEspacoPublicoMulher_Barros_2015.pdfTrabalho Final de Graduação15,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
APENDICE 01 - COM CAPA.pdfEntrevistas1,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
APENDICE 02 - COM CAPA.pdfAnálises Tipológicas801,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons