Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1918
Title: A relevância do controle interno na percepção dos gestores das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior
Authors: Oliveira, Synara Lia Bezerra de
Keywords: Terceiro Setor;Fundações de apoio;Controle interno
Issue Date: 19-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Synara Lia Bezerra de. A relevância do controle interno na percepção dos gestores das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior. 2013. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O Terceiro Setor é composto por organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, formado exclusivamente de organizações não governamentais. Nesse segmento se enquadram as fundações e associações, ONGs, entre outros, sendo as Fundações de Apoio instituições criadas para dar apoio no gerenciamento administrativo e financeiro na execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, e para uma administração eficiente dessas instituições faz-se necessário mecanismos que auxiliem na sua gestão. Nesse sentido, o Controle Interno representa um conjunto de métodos, rotinas e procedimentos adotados internamente por uma organização, buscando proteger seu patrimônio, aumentar a eficiência e eficácia operacional e assegurar uma boa aplicação das instruções da administração, cabendo seu uso em diversos tipos de organizações. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação do Controle Interno nas Fundações de Apoio às Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. Essa pesquisa caracterizou-se como descritiva, com auxílio da pesquisa bibliográfica, sendo utilizado para coleta dos dados um questionário que foi aplicado às 102 Fundações associadas ao Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), o qual buscou identificar a percepção dos respondentes sobre o tema e a atuação do controle interno na instituição. Após o estudo, conclui-se que 58% das fundações possuem um órgão de controle interno específico e que estas não estão atentas aos princípios básicos do controle interno. Podendo, dessa forma, baseado no que preceitua a literatura, afirmar que a ausência ou a não aplicação do controle interno na organização, poderá implicar no risco de aparecerem desvio em suas atividades e, consequente prejuízo à instituição.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1918
Other Identifiers: 2009009843
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelevanciaDoControle_Oliveira_2013.pdfTexto Completo794,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons