Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1917
Title: Contabilidade societária versus regulatória: um estudo sobre as diferenças nos saldos contábeis apresentados nas demonstrações financeiras do setor elétrico
Authors: Carlos, Sérgio Eduardo Batista
Keywords: Contabilidade Regulatória;Contabilidade Societária;Setor elétrico
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARLOS, Sérgio Eduardo Batista. Contabilidade societária versus regulatória: um estudo sobre as diferenças nos saldos contábeis apresentados nas demonstrações financeiras do setor elétrico. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: As demonstrações contábeis societárias são elaboradas e divulgadas com base nos padrões internacionais de contabilidade, introduzidos no Brasil pela Lei nº 11.638/07. Já a contabilidade regulatória, presente nos setores em que há delegações de serviços públicos, como é o caso do setor elétrico, é estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e foi instituída por as normas societárias não representarem adequadamente as necessidades requeridas pelo regime regulatório. Considerando isso, o presente estudo propõe-se a analisar as principais diferenças apresentadas nas demonstrações financeiras ocasionadas pelas divergências existentes entre a contabilidade societária e a contabilidade regulatória. Para tanto, foram coletados os dados contábeis referentes ao ano de 2010 a 2012 de todas as concessionárias distribuidoras de energia elétricas que divulgaram suas demonstrações na Central de Informações Econômico-Financeira do Setor Elétrico (CIEFSE), representando um total de sessenta empresas. Diante disto, foi aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon com o auxílio do software SPSS para comparar, em cada ano, o ativo total, passivo total, patrimônio líquido e lucro ou prejuízo societário com o seu respectivo componente patrimonial regulatório, a fim de verificar se os saldos contábeis apresentados no âmbito societário e regulatório são estatisticamente diferentes. O teste pode verificar que os ativos e passivos exigíveis apresentam diferença estatisticamente relevante entre os saldos contábeis e regulatório para todos os anos analisados, já o patrimônio líquido e o lucro ou prejuízo apresentam diferença estatística, cada um, em apenas um ano, dentre os três examinados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1917
Other Identifiers: 2009009380
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContabilidadeSocietaria_Carlos_2013Texto Completo812,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons