Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1906
Title: Estudo do Exposure Draft ed/2010/06 - receitas e custos de contratos de clientes: um estudo de caso em uma entidade de construção civil
Authors: Silva, Raphaella Savanna da Costa
Keywords: Receitas, Mensuração;Exposure Draft;PoC e Construção Civil
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Raphaella Savanna da Costa. Estudo do Exposure Draft ed/2010/06 - receitas e custos de contratos de clientes: um estudo de caso em uma entidade de construção civil. 2013. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A mensuração das receitas no segmento de construção civil sempre foi um ponto sensível para a contabilidade, principalmente no caso de contratos de pagamento à longo prazo e até mesmo o recebimento de empreendimentos que sequer foram entregues, surgindo o questionamento sobre em que momento a receita deveria ser reconhecida. Tendo noção desta dificuldade o Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu o CPC 17 – contratos de construção, onde disponibiliza métodos pra a mensuração dessa receita, dentre o método está o PoC, método da porcentagem de execução da obra, permitindo que as receitas fossem proporcionalmente reconhecidas de acordo com a porcentagem de execução da obra, porém o IASB e o FASB, com o intuito de harmonizar as normas contábeis emitiu a primeira minuta com as propostas de alterações da mensuração da receita, o Exposure Draft 2010/06 propõe que para reconhecer a receita de empreendimentos ainda não entregues deve ser reconhecida quando satisfaça a obrigação de desempenho, que é quando a entidade transfere para o cliente os riscos de benefícios do bem, ou seja, de acordo com esta minuta a receita seria reconhecida somente na entrega das chaves. Esse é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, onde será analisado o efeito que a adoção do ED acarretaria para uma empresa do segmento de construção civil, chegando à conclusão que a adoção do ED/2010/06 trará mudanças significativas e melhorará a qualidade da informação a nível internacional, otimizando as informações aos usuários, quanto as receitas de contratos com clientes, porém vale salientar que com a adoção desse método poderá existir períodos em que todos os empreendimentos estariam em construção não seria reconhecida nenhuma receita, afetando assim a distribuição dos lucros aos investidores, dificultando assim investimentos nesse segmento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1906
Other Identifiers: 20090099754
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoDoExposure_Silva_2013Texto Completo571,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons