Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1904
Title: Custo da qualidade como possível contribuição para a melhoria dos serviços prestados pelo restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Freitas, Luciana Cruz de
Keywords: Custo da qualidade;Restaurante Universitário;Ferramentas de Gestão
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FREITAS, Luciana Cruz de. Custo da qualidade como possível contribuição para a melhoria dos serviços prestados pelo restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2013. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A partir da segunda metade da década de 70, os países ocidentais industrializados passaram a perceber uma nova forma de competição global, praticada principalmente pelos países orientais. Novas filosofias de gestão empresarial eram criadas e intensificadas, e durante os anos 80 as empresas passaram a despertar para a nova realidade de tecnologias avançadas de produção. Entre as ferramentas de gestão encontra-se o Custo da Qualidade, que possui uma maior abrangência por dar maior rapidez aos resultados, pois envolve os participantes a fazerem produtos e serviços de boa qualidade imediatamente. O presente trabalho é um estudo de caso exploratório e descritivo que usará metodologias tanto quantitativas como qualitativas a fim de atingir seu objetivo. O estudo também abordará temas relacionados à Administração Pública e sua gestão, a partir de suas normas reguladoras, como as Leis 4.320/64, Lei 101/2000 e as NBCASPs, e também assuntos arrolados aos custos e à qualidade, sendo todos os assuntos remetidos ao setor público. O problema de pesquisa consiste em determinar como a Ferramenta de Gestão da Qualidade melhoraria os serviços oferecidos pelo objeto de pesquisa, o Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os principais problemas encontrados foram o desperdício, tanto por parte dos consumidores, quanto pelo próprio restaurante, além da falta de avaliação contínua das necessidades dos usuários, de testes com o produto final, de gastos específicos com qualidade, com a conformidade do produto, entre outros. Conclui-se que o Custo da Qualidade, se aplicado na instituição objeto de pesquisa, auxiliaria na redução do desperdício do alimento e na melhoria da qualidade final do serviço prestado, através de ações simples como a capacitação dos seus funcionários, pesquisas de opinião com usuários e gastos com a conformidade e qualidade do produto.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1904
Other Identifiers: 2009010078
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CustoDaQualidade_Freitas_2013Texto Completo1,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons