Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1903
Title: Condicionantes da falta de tempestividade nas informações contábeis do terceiro setor: uma análise nas OSCIPS do RN
Authors: Paula, Laís Amélia Revoredo de
Keywords: Terceiro Setor;Prestação de Contas;OSCIP
Issue Date: 19-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PAULA, Laís Amélia Revoredo de. Condicionantes da falta de tempestividade nas informações contábeis do terceiro setor: uma análise nas OSCIPS do RN. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo sobre o Terceiro Setor, o qual compreende as atividades voluntárias realizadas pela Sociedade Civil voltadas para o atendimento do interesse público. Nesta perspectiva, percebe-se que há um crescente desenvolvimento do terceiro setor, e consequentemente, a busca por um título de qualificação, pois este é uma forma de reconhecimento que as ações realizadas pelas entidades atendem a toda sociedade ou parte dela. Desta maneira, buscou-se apresentar as entidades detentoras do título Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Para tanto foi traçado como objetivo de pesquisa analisar os principais fatores que influenciam na prestação de contas das entidades sem fins lucrativos, qualificadas como OSCIP, situadas no estado do Rio Grande do Norte. Foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizando-se também da pesquisa bibliográfica, na qual utilizou-se como instrumento para a coleta de dados um questionário direcionado aos gestores das 38 entidades qualificadas como OSCIPs e que possuem o registro no portal CNES/MJ. Os resultados demonstraram que 50% das instituições não possuem os relatórios de prestação de contas disponível no portal CNES/MJ, apesar dos gestores veem a prestação de contas como uma forma de continuarem percebendo recursos. No que tange aos fatores identificados como passíveis de influenciar na prestação de contas, verificou-se que as entidades que possuem mais tempo de qualificação têm algum órgão específico dentro da organização e que o fato de ter uma contabilidade interna favorece a prestação de contas. E ainda de acordo com a pesquisa, o prazo estipulado para a prestação de contas é insuficiente comprometendo a adimplência por parte das entidades.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1903
Other Identifiers: 2009009673
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CondicionantesDaFalta_Paula_2013Texto Completo917,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons