Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1892
Title: Despesas públicas de educação das capitais do Brasil e o IDH-M alcançado como instrumento de orientação e melhoria de gestão
Authors: Bento, Camilla Kely Pereira
Keywords: Contabilidade pública;Despesas públicas;Índice de Desenvolvimento Humano;Educação
Issue Date: 2-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BENTO, Camilla Kely Pereira. Despesas públicas de educação das capitais do Brasil e o IDH-M alcançado como instrumento de orientação e melhoria de gestão. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa estuda a relação entre as despesas públicas municipais das capitais brasileiras na educação e o desempenho e desenvolvimento do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) dessas capitais. Os métodos aplicados foram as pesquisa descritiva, documental, bibliográfica, quantitativa e qualitativa. Os dados contábeis foram coletados através do sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional – Finanças do Brasil (Finbra), referente ao período de 2010 a 2012 e os índices de IDH e IDH-M do Atlas de Desenvolvimento Humano de 2013, baseados no Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As capitais foram agrupadas por quantidade populacional para avaliações e associações em termos de proporcionalidade e classificadas quanto aos maiores valores das despesas em educação, enfatizando a proporção da variação entre os períodos das referidas despesas. Também foi verificada a relação entre o valor dessas despesas por habitante. Esses resultados associados aos índices de IDH-M de educação define se o valor das despesas em educação influencia ou não no resultado que o município atingiu no índice, demonstrando que aumentar as despesas com educação e seguir esse comportamento sucessivamente pode contribuir na melhoria e desenvolvimento da área. Conclui que O IDH-M auxilia na análise da gestão e orienta o gerenciamento das despesas para maximizar esse resultado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1892
Other Identifiers: 2009009029
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DespesasPublicas_Bento_2013Texto Completo1,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons