Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1883
Title: Microempreendedor individual: uma análise sobre a importância da contabilidade para o crescimento e consolidação do empreendimento em Caicó/RN
Authors: Simões, Franciedia Santos
Keywords: Microempreendedor Individual;Contabilidade;Empreendimento
Issue Date: 4-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: Simões, Franciedia Santos. Microempreendedor individual: Uma análise sobre a importância da contabilidade para o crescimento e consolidação do empreendimento em Caicó RN. 2015, 51f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis), Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó, Caicó, 2015.
Portuguese Abstract: Na busca pela formalização dos microempreendimentos no Brasil, em 2008 foi sancionada a lei complementar 128 que instituiu o Microempreendedor Individual e trouxe uma série de mudanças e avanços para as micro e pequenas empresas, contribuindo com a diminuição da informalidade. Sabendo que a contabilidade é algo fundamental para as empresas e o conhecimento contábil é um instrumento determinante na tomada de decisões e no fornecimento de informações úteis para o desenvolvimento do seu negócio o presente trabalho teve como objetivo analisar se na percepção do Microempreendedor Individual do município de Caicó RN a contabilidade é importante para o crescimento e consolidação do seu empreendimento, apresentando as características do MEI, demonstrando a importância da contabilidade para as empresas, verificando se o MEI utiliza a contabilidade para tomada de decisão, e averiguando suas perspectivas com relação ao seu empreendimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo através de um levantamento de dados feito por meio de questionário aplicado a amostra de 2,9% de MEIS. Devido à grande dimensão da ciência contábil e do risco que o empreendimento corre sem a utilização dos seus serviços que se justifica o interesse em saber se na percepção do MEI a contabilidade é importante para a evolução e consolidação da sua empresa. Sendo constatado que essa categoria de empresários acham a contabilidade importante para seu empreendimento, porém, não a utilizam para tomada de decisões.
Abstract: In the search for formalisation of the micro-enterprises in Brazil, in 2008 was sanctioned supplementary law No. 128 that instituted the Microempreendedor Individual and brought a lot of changes and advancements for micro and small businesses, contributing to the reduction of informality. Knowing that accounting is essential for enterprises and accounting knowledge is a crucial instrument in making decisions and in providing useful information for the development of your business the present work had as objective to analyze if the perception of the Individual Entrepreneur from the city of Caicó RN accounting is important to the growth and consolidation of its enterprise , showing the features of MEI, demonstrating the importance of accounting for the companies by checking if the MEI uses accounting for decision making, and to ascertain their perspectives with respect to your business. The methodology used was the field research through a data collection done by means of a questionnaire applied to 2.9% sample of MEIS. Due to the large size of accounting science and the risk that the project runs without the use of its services if it justifies the interest in whether the perception of MEI accounting is important to the development and consolidation of your company. Being that this category of entrepreneurs think the books important to your business, but don't use it for decision making.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1883
Other Identifiers: 2011042067
Appears in Collections:CERES - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Microempreendedorindividual_Monografia_Simões.pdf944.06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons