Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1871
Title: Evidenciação ambiental: Um estudo sobre a evidenciação de informações ambientais nas demonstrações contábeis em empresas do setor de Mineração atuantes no Brasil nos anos de 2008 a 2012
Authors: Almeida, Camila Fonseca de
Keywords: Sustentabilidade;Evidenciação;Contabilidade
Issue Date: 21-Jun-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALMEIDA, Camila Fonseca de. Evidenciação ambiental: Um estudo sobre a evidenciação de informações ambientais nas demonstrações contábeis em empresas do setor de Mineração atuantes no Brasil nos anos de 2008 a 2012. 2013. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A globalização da economia e o crescimento da conscientização por parte da sociedade vêm levando as empresas, grandes consumidoras de recursos naturais e tradicionais fontes poluidoras, a serem cada vez mais cobradas para que aliem suas atividades econômicas à sustentabilidade, exigindo também que as ações e políticas ambientais adotadas pelas empresas, tenham seu resultado divulgado aos interessados pela informação. O objetivo da pesquisa é analisar a evidenciação das informações ambientais de 6 (seis) empresas do setor de mineração no Brasil. Para tanto foram analisadas as Demonstrações Financeiras padronizadas divulgadas anualmente na BOVESPA, no período de 2008 a 2012. Tratando-se de uma pesquisa descritiva, através das técnicas de pesquisa documental e de análise de conteúdo, sendo a unidade de análise escolhida a de utilização de frases, palavras chave e expressões as quais caracterizassem as subcategorias da análise. Os resultados demonstram que as informações identificadas nas Demonstrações analisadas estavam concentradas em sua maioria nas Notas Explicativas (46,72%) e apresentam em sua maioria informações de natureza apenas declarativa (85,98%), demonstra-se também que o ano onde observa-se maior evidenciação de natureza ambiental é o de 2012 com 26,17% e que a empresa que mais evidenciou informações de natureza ambiental entre as 6 (seis) empresas da amostra foi a MMX (41,12%). Os resultados demonstram que as informações ambientais divulgadas são ainda insuficientes para uma compreensão da mensuração, identificação e registros dos elementos ambientais e quais as políticas em relação à sustentabilidade que são utilizadas pelas empresas, revelando que não é possível ainda à população identificar os impactos oriundos das atividades do setor de mineração no patrimônio das empresas. Sendo interessante ressaltar, ainda, que tais resultados são coerentes com alguns estudos anteriores.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1871
Other Identifiers: 2009009940
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EvidenciacaoAmbiental_Almeida_2013Texto Completo293,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons