Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1860
Título: Chaparral indústria alimentícia: Acompanhamento do processo de beneficiamento do leite e derivados
Autor(es): Fernandes, Ana Karoline da Silva
Palavras-chave: Relatório;Estágio;Beneficiamento;Leite
Data do documento: 3-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FERNANDES, Ana Karoline da Silva. Chaparral indústria alimentícia: Acompanhamento dos processos de beneficiamento do leite e derivados. 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química), Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A disciplina de Estágio Supervisionado (DEQ - 0537) é obrigatória no curso de Graduação em Engenharia Química pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte geralmente sendo realizada no último período letivo do curso posteriormente ao cumprimento das disciplinas obrigatórias como pré-requisito. Tal disciplina tem como objetivo fornecer ao aluno o contato com a realidade industrial, os problemas diários, além de fornecer a aplicação dos conceitos estudados durante a formação acadêmica no âmbito industrial; compreender a função do Engenheiro Químico no acompanhamento de processos em geral. O Estágio Supervisionado foi realizado na Chaparral Indústria Alimentícias – Chaparral Alimentos, uma indústria de beneficiamento de produtos lacticínios e derivados, localizada na Avenida Romualdo Galvão no período de 6 de julho a 27 de novembro de 2015. Este relatório tem como objetivo descrever de forma sucinta a história da empresa concedente, os processos de fabricação, os produtos produzidos, a fundamentação teórica dos processos de fabricação e as atividades realizadas durante o período de estágio. O Estágio Supervisionado foi orientado pelo Prof. Gilson Gomes de Medeiros – UFRN; e o supervisor de campo foi o Sócio-Proprietário, Sr. Gilson de Andrade Pessoa Júnior. Foram estudados os processos de fabricação de doce de leite, leite pasteurizado (integral, light e magro), manteiga, iogurte, bebida láctea, coalhada, queijo de coalho e requeijão, bem como foi feito o acompanhamento dos funcionários seguindo o Manual de Boas Práticas de Fabricação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1860
Outros identificadores: 2011028086
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Chaparralindustria_Relatorio.pdfRelatório de estágio supervisionado2.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.