Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1826
Title: A formação inicial de professores para a educação básica: a implementação da Educação de Jovens e Adultos em São João do Sabugi - RN
Authors: Araújo, Isaías Moisés Brito de
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Formação de professores;Educação Básica
Issue Date: Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Isaías Moisés Brito de. A formação inicial de professores para a Educação Básica: a implementação da Educação de Jovens e Adultos em São João do Sabugi – RN. 2016.104f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia), Centro de Ensino Superior do Seridó – Campus Caicó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016.
Portuguese Abstract: Discutir e pesquisar sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil requer (re)conhecimento histórico sobre as lutas travadas pela educação desses sujeitos, anseios por mudanças qualitativas e por políticas públicas efetivas destinadas a esse campo. Apesar de reconhecida como modalidade de ensino da educação básica a partir, principalmente, da LDB 9.394/96, a EJA ainda enfrenta diversos conflitos no campo formal de ensino. E um desses conflitos e desafios se refere ao fato da formação de professores para atuar nesse campo de educação. Fazendo uso de metodologias qualitativas e quantitativas conforme Brandão (2002) Ludke; André, (1986) e Marconi; Lakatos (2010), este trabalho procura discutir a inserção de conhecimentos e/ou componentes curriculares acerca da modalidade de ensino EJA nas formações iniciais de professores para a educação básica. Nesse sentido, realizamos pesquisa de campo com professores da EJA do município de São João do Sabugi – RN, através de questionário estruturado, procurando investigar se esses docentes enfrentaram dificuldades ao lecionar na modalidade em questão e se consideram importante a presença de tal campo de conhecimentos na formação inicial de professores. Embasados em Brasil (1996), Brasil (2000), Arroyo (2006), Haddad; Di Piero (2000), dentre outros, entendemos que se a Educação de Jovens e Adultos é verdadeiramente uma modalidade de ensino da educação básica ela deve ser tratada em todas as licenciaturas voltadas a esta. Acreditamos não ser concebível que se continue a formar professores que possam vir atuar na EJA sem conhecimentos teóricos sólidos sobre essa modalidade de ensino. Os resultados da pesquisa apontam no sentido de que sim, a EJA deve ser inserida nas estruturas curriculares das licenciaturas. Tal inserção pode vir a melhorar significativamente as práticas pedagógicas, curriculares, e ajudar os docentes a compreenderem as especificidades dos educandos, dentre elas a heterogeneidade de ritmos de desenvolvimento e aprendizagem.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1826
Other Identifiers: 2011002731
Appears in Collections:CERES - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A formação inicial_Monografia_Araújo.pdf7,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.