Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1809
Title: Uso da entropia máxima generalizada para identificar efeitos ativos em experimentos fatoriais sem réplicas
Authors: Pereira, Inara Francoyse de Souza
Keywords: Experimento fatorial fracionado. Gráfico de probabilidade normal. Incerteza. Proc entropy. Replicação. Teoria da Informação.
Issue Date: 14-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Inara Francoyse de Souza. Uso da entropia máxima generalizada para identificar efeitos ativos em experimentos fatoriais sem réplicas. 2015. 33 f. Monografia (Graduação em Estatística) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2015.
Portuguese Abstract: Comumente é necessário estudar o efeito de vários fatores sobre algum processo. Um método que é bastante utilizado nesses casos são os experimentos fatoriais. Há casos em que fazer replicação dos tratamentos torna-se inviável devido a pouca disponibilidade de recursos ou tempo. O método mais usual para análise de experimentos fatoriais sem réplicas é baseado em gráficos de probabilidade normal. Críticas ao método incluem a subjetividade e a dificuldade de interpretação, especialmente quando o número de tratamentos é pequeno. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma forma alternativa para avaliar experimentos fatoriais sem réplicas. O método proposto é o da entropia máxima generalizada. Primeiro, é apresentada a construção do método. Em seguida, é ilustrada uma aplicação em que duas análises do mesmo experimento são feitas utilizando-se o gráfico de probabilidade normal, e chegam-se a conclusões diferentes. Daí, utiliza-se o método da entropia máxima generalizada para identificar os efeitos ativos. Essa aplicação enfatiza a dificuldade de identificar efeitos ativos de magnitude moderada e o problema da subjetividade do gráfico de probabilidade normal, indicando que com o método da entropia máxima generalizada é mais fácil identificar os efeitos ativos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1809
Other Identifiers: 2012973245
Appears in Collections:Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EntropiaMaxima_Pereira_2013.pdfMonografia738,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.