Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1757
Título: Avaliação espectroscópica e eletroquímica de complexos cobre-kójico
Autor(es): Medeiros, Mayara Jane Campos de
Palavras-chave: Ácido kójico.;Complexos de cobre.;Ligantes piridínicos.
Data do documento: 16-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Mayara Jane Campos de. Avaliação espectroscópica e eletroquímica de complexos cobre-kójico. 2015. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, 2015.
Resumo: O ácido kójico é uma substância produzida por fungos do gênero Aspergillus no processo de fermentação aeróbica. Apresenta uma diversidade de aplicações sendo utilizado como aditivo alimentar e no clareamento da pele. Este ácido orgânico é particularmente interessante na química de coordenação devido a facilidade de formar complexos com diferentes metais de transição. Adicionalmente, complexos de cobre têm apresentado relevante atividade antitumoral, participando de reações que resultam na produção de espécies reativas de oxigênio, responsáveis pela fragmentação do DNA e consequente morte celular. Os complexos [Cu(N,N)(koj)]+ foram obtidos em solução aquosa a partir do ácido kójico e dos precursores cis-[Cu(N,N)Cl2]. Através da técnica de Uv-Vis foi possível identificar as transições d-d para os complexos estudados na região de 646 a 776 nm, enquanto que as bandas intraligantes pouco variaram em relação aos ligantes livres. Em relação aos espectros de infravermelho, os valores dos estiramentos C=O e C=C dos complexos com o ligante kójico mostraram variações significativas quando comparado com a molécula não coordenada. Os voltamogramas cíclicos em NaTFA 0,1 mol.L-1e pH 7,0 indicaram que a coordenação do íon kójico ocasiona uma significativa diminuição do potencial de redução. Assim, neste trabalho buscou-se aliar as propriedades do ácido kójico com as dos ligantes piridínicos e sintetizar novos complexos de cobre, de modo a estudar suas propriedades espectroscópicas e eletroquímicas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1757
Outros identificadores: 2012978466
Aparece nas coleções:Química (bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçaoEspectroscopica_Medeiros_2015.pdfMonografia1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.