Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1746
Title: Um olhar interdisciplinar para a criança autista: o papel da Educação Física
Authors: Teixeira, Juliano de Almeida
Keywords: Educação Física, Inclusão, Autismo, Interdisciplinaridade.;Physical Education, Inclusion, Autism, Interdisciplinary.
Issue Date: 1-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TEIXEIRA, Juliano de Almeida. Um olhar interdisciplinar para a criança autista: o papel da Educação Física. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Um olhar interdisciplinar para a criança autista: o papel da educação física da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN), município de Natal/RN mostrará os possíveis caminhos em direção a uma organização de pensamentos seguidos ate o momento dentro de uma educação física inclusiva e mostrou esse papel tão importante, propondo desafios para se pensar em uma educação mais inclusiva, sendo organizado em três capítulos onde cada um abordou um tema que explica como podemos trabalhar educação inclusiva em diferentes cenários pedagógicos trazendo para a realidade da atual educação física. O método utilizado para esse trabalho foi o estudo de caso onde houve a aplicação de questionários e observações do objeto de estudo dentro do tratamento e que utilizou a educação física, ao qual me debruço para apresentação desse trabalho, sendo parte integrante do tratamento numa equipe multidisciplinar composta pela terapia ocupacional, escola, nutrição e a família. Assim pode ser visto os resultados conseguidos a partir de uma intervenção multidisciplinar gerando uma base para outros possíveis trabalhos como esse, deixou claro o papel da educação física inclusiva apresentando um novo olhar para o tratamento de crianças dentro do espectro do autismo compreendendo como pode ser possível essa interação entre as áreas do conhecimento e mostrar que estamos no caminho certo, tendo como objetivo proporcionar esse novo modo de pensar o desenvolvimento de uma criança dentro do transtorno a partir de uma equipe multidisciplinar, tentando enxergar o mundo pelos os olhos de uma criança autista, mostrando suas potencialidades e desafios enfrentados pra fazer parte desse mundo.
Abstract: Um olhar interdisciplinar para a criança autista: o papel da educação física da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN), município de Natal/RN mostrará os possíveis caminhos em direção a uma organização de pensamentos seguidos ate o momento dentro de uma educação física inclusiva e mostrou esse papel tão importante, propondo desafios para se pensar em uma educação mais inclusiva, sendo organizado em três capítulos onde cada um abordou um tema que explica como podemos trabalhar educação inclusiva em diferentes cenários pedagógicos trazendo para a realidade da atual educação física. O método utilizado para esse trabalho foi o estudo de caso onde houve a aplicação de questionários e observações do objeto de estudo dentro do tratamento e que utilizou a educação física, ao qual me debruço para apresentação desse trabalho, sendo parte integrante do tratamento numa equipe multidisciplinar composta pela terapia ocupacional, escola, nutrição e a família. Assim pode ser visto os resultados conseguidos a partir de uma intervenção multidisciplinar gerando uma base para outros possíveis trabalhos como esse, deixou claro o papel da educação física inclusiva apresentando um novo olhar para o tratamento de crianças dentro do espectro do autismo compreendendo como pode ser possível essa interação entre as áreas do conhecimento e mostrar que estamos no caminho certo, tendo como objetivo proporcionar esse novo modo de pensar o desenvolvimento de uma criança dentro do transtorno a partir de uma equipe multidisciplinar, tentando enxergar o mundo pelos os olhos de uma criança autista, mostrando suas potencialidades e desafios enfrentados pra fazer parte desse mundo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1746
Other Identifiers: 2012935450
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Olharinterdisciplinarcriança_2015_Trabalho de Conclusão de CursoTexto completo2.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons