Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1691
Title: Modelagem e simulação de uma coluna de destilação para separação dos componentes reacionais do biodiesel em MATLAB
Authors: Silva, Maxwell Gomes da
Keywords: Modelagem;Coluna de destilação;Pseudo-componente;Equilíbrio líquido-vapor;UNIQUAC;MATLAB
Issue Date: 24-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Maxwell Gomes da. Modelagem e simulação de uma coluna de destilação para separação dos componentes reacionais do biodiesel em MATLAB. 2015. [50]f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Engenharia Química), Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A modelagem de processos é uma das áreas mais abrangentes e fascinantes da engenharia, uma vez que permite prever resultados de fenômenos físicos e químicos através de modelos matemáticos obtidos através de experimentos ou analiticamente. Este trabalho trata da modelagem e simulação de uma coluna de destilação multiestágios para separação da mistura de componentes reacionais do biodiesel em MATLAB. Os dados de equilíbrio líquido-vapor necessários para o cálculo das composições de equilíbrio na coluna são obtidos utilizando o método UNIQUAC para o cálculo dos coeficientes de atividade dos componentes da mistura, usando parâmetros obtidos experimentalmente para o sistema composto por água, etanol, glicerol e óleo de soja, sendo este último representado por um pseudo-componente formado por uma mistura de ácidos graxos.
Abstract: Modelling is one of the most diverse and fascinating fields of engineering, since it is capable of predicting results related to physical and chemical phenomena through mathematical models derived from experimental data or analytically. This paper covers the modeling and simulation of a multistage distillation column for separating a mixture containing the biodiesel reactional components in MATLAB. The vapor-liquid equilibrium data necessary for the computation of equilibrium composition throughout the column are obtained using the UNIQUAC method for calculating the activities coefficients of components in mixture using experimental parameters available in literature for the system containing water, ethanol, glycerol and soybean oil, modeled as a pseudo-component consisting of a mixture of fatty acids.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1691
Other Identifiers: 2011048006
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagemesimulacao_Monografia.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.