Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1685
Title: O uso da televisão como ferramenta pedagógica para o ensino da educação física escolar
Authors: Santos, Sheylla Miris de Lima
Keywords: mídia esportiva, televisão, temas transversais, Educação Física escolar;sports media, TV, cross-cutting themes, Physical Education
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Sheylla Miris de Lima. O uso da televisão como ferramenta pedagógica para o ensino da educação física escolar. 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015.
Portuguese Abstract: O objetivo geral do presente estudo é discutir o uso da televisão como ferramenta pedagógica para o ensino da Educação física na escola, a partir da análise do programa Esporte Espetacular considerando os temas transversais. Para isso, adotamos o tipo de pesquisa descritiva com caráter qualitativo, caracterizada também por estudo de caso, tendo em vista que trata-se do estudo profundo de 8 transmissões na íntegra do Programa “Esporte Espetacular”. As transmissões foram acompanhadas através do site www.globo.com, que disponibiliza os programas, tanto na íntegra como em edições. Para categorizar as matérias esportivas analisadas foram utilizados os temas transversais tradicionais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual. Além deles, para atender as necessidades da nossa amostra, foi necessário criar novos temas transversais para nortear a discussão a respeito das transmissões investigadas, são eles: Competição, Olimpismo, História e Cidadania. Os textos transmitidos nas matérias televisionadas trazem enunciados que defendem a vida saudável, pregam o cuidado com o corpo, instituem uma vida social plena e o desenvolvimento tecnológico, além da responsabilidade ambiental. A mídia, sendo assim, torna-se uma alternativa aos materiais didáticos tradicionais, como por exemplo, os livros. Os anúncios que constituem o discurso da mídia, muitas vezes, dirigem-se ao discurso político pedagógico escolar, de tal forma que os temas transversais podem ser privilegiados. Diante do exposto, da nossa coleta de dados e da categorização e discussão da mesma, podemos afirmar que é possível converter matérias esportivas transmitidas pela mídia televisiva em material pedagógico de ensino nas aulas de Educação Física privilegiando, sobretudo, os temas transversais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1685
Other Identifiers: 2012935647
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Usotelevisãoferramenta_2015_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons