Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1637
Título: Processamento primário de petróleo em campos terrestres
Autor(es): Araújo, Virna Uchôa de
Palavras-chave: Processamento primário;Petróleo;Tratamento de óleo;Tratamento de água;Compressão de gás
Data do documento: 25-Nov-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Virna Uchôa de. Processamento primário de petróleo em campos terrestres. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química), Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O estágio supervisionado obrigatório é uma atividade curricular que objetiva desenvolver habilidades práticas no aluno, incentivando-o a utilizar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação. Além disso, possibilita a vivência em um ambiente de trabalho com todas as responsabilidades, deveres e dificuldades intrínsecas a ele, gerando um grande amadurecimento pessoal, profissional, social e cultural. É uma importante oportunidade para firmar a parceria Universidade/Empresa que é de fundamental importância para a formação e capacitação profissional do aluno, que busca cada vez mais qualificar-se para ingressar no mercado de trabalho altamente competitivo. Este relatório de estágio supervisionado descreve as atividades realizadas na empresa petrolífera “Petroleo Brasileiro S.A. Petrobras”, na área de Exploração e Produção de Petróleo (E&P), no setor da Operação da Produção de Riacho da Forquilha (OP-RFQ), localizado no Ativo de Produção Mossoró (ATP-MO), na cidade de Mossoró/RN, pertencente à Unidade de Operações do Rio Grande do Norte e Ceará, UO-RNCE. As atividades desenvolvidas neste setor da empresa, inerentes à área de Engenharia de Processos Químicos, são relacionadas às etapas envolvidos no Processamento Primário de Petróleo nas Estações Coletoras e Compressoras (ECC), as quais contemplam Sistemas de Separação Gás/Líquido, Estações de Tratamento de Óleo (ETO), Tratamento de Água Produzida para Injeção em poços (ETAP), Sistemas de Injeção de Água (SIA) e Compressão de Gás (ECOMP). Após essas etapas primárias, o óleo tratado e o gás são transportados por oleodutos e gasodutos, respectivamente, para a Unidade de Tratamento e Processamento de Fluidos (UTPF) em Guamaré e a água produzida tratada é injetada em poços injetores de água para a Recuperação Secundária de Petróleo. O estágio supervisionado pelo Engenheiro de Processamento Marcelo de Lima Rodrigues e orientado pelo Prof. Gilson Gomes de Medeiros, teve duração de seis meses, correspondendo ao período de 25/05/2015 a 24/11/2015 com carga horária diária de 4 horas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1637
Outros identificadores: 2010050975
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processamentoprimario_Relatorio.pdfRelatório de Estágio Supervisionado819,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.