Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1635
Título: A comunicação estabelecida pelo enfermeiro no momento do acolhimento e classificação de risco pediátrico
Autor(es): Araújo, Irlenya Medeiros
Palavras-chave: Acolhimento;Classificação - Risco pediátrico;Enfermagem
Data do documento: 4-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Irlenya Medeiros. A comunicação estabelecida pelo enfermeiro no momento do acolhimento e classificação de risco pediátrico. 2015. 16f. Artigo Científico (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2015.
Resumo: Trata-se de um estudo descrito exploratório com abordagem qualitativa que objetivou apreender a comunicação estabelecida durante a interação profissional de enfermagem com família no processo de ACCR, levando em consideração os aspectos da linguagem. A coleta ocorreu em outubro de 2015 através de entrevistas semiestruturadas, com 4 enfermeiros. Para análise dos dados adotou-se a análise temática. Os resultados foram classificados em dois eixos: fragilidades que dificultam a comunicação no setor do ACCR e estratégias para estabelecer a comunicação no setor do ACCR. Como fragilidades foram apontados: o tempo de atendimento; cuidador como foco do diálogo; ACCR centrado no modelo biomédico e checklist, em contrapartida como estratégias foram destacadas: o exercício da alteridade; o respeito aos elementos culturais e a participação dos familiares. Os achados evidenciam barreiras pessoais do profissional que prejudicam o desenvolvimento do exercício da alteridade e, portanto, um ACCR resolutivo e qualificado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1635
Outros identificadores: 2011003194
metadata.dc.description.embargo: 2018-12-04
Aparece nas coleções:FACISA - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A comunicação estabelecida pelo enfermeiro no momento do acolhimento e classificação de risco pediátrico.pdf269,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.