Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1592
Título: O cuidado do enfermeiro do setor de urgência e emergência ao paciente que tentou suicídio
Autor(es): Santos, Emelynne Gabrielly de Oliveira
Palavras-chave: Tentativa de Suicídio;Enfermagem;Serviços Médicos de Emergência
Data do documento: 26-Out-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Emelynne Gabrielly de Oliveira. O Cuidado do enfermeiro do setor de urgência e emergência ao paciente que tentou suicídio. 2015. 19f. Artigo Científico (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2015.
Resumo: Objetivo: Analisar o olhar do enfermeiro do setor de urgência e emergência no que diz respeito ao cuidado ao paciente que tentou suicídio. Método: Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado por meio de uma entrevista semiestruturada com 13 enfermeiros de um pronto-socorro público do Estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram sistematizados em núcleos de significação. Resultados: O cuidado do enfermeiro ao paciente que tenta suicídio configura-se sob uma perspectiva tecnicista, com ênfase em uma abordagem clínica. Ademais, percebeu-se que os profissionais sentem-se despreparados para lidar com a temática abordada. Conclusão: É imprescindível repensar a formação profissional do enfermeiro para lidar com o suicídio, sendo fundamental a notificação das ocorrências dos casos, nos serviços de saúde, e a criação de políticas públicas voltadas para prevenção deste fenômeno.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1592
Outros identificadores: 2011003283
metadata.dc.description.embargo: 2018-11-21
Aparece nas coleções:FACISA - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Cuidado do enfermeiro do setor de urgência e emergência ao paciente que tentou suicídio.pdf313,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.