Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1564
Title: Turismo religioso no interior do Rio Grande do Norte: o profano e o sagrado na festa de Nossa Senhora da Guia no município de Acari
Authors: Costa, Sayonara Patrícia Azevêdo da
Keywords: Turismo Religioso.;Sagrado e Profano;Festa de Padroeiro - Nossa Senhora da Guia.;Acari/RN
Issue Date: 18-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA. Sayonara Patrícia Azevêdo da. Turismo religioso no interior do Rio Grande do Norte: o profano e o religioso na festa de Nossa Senhora da Guia no município de Acari. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2015.
Portuguese Abstract: O referente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar possível existência de impactos na Festa de Nossa Senhora da Guia até o ano de 2015 quanto alterações nos rituais e festejos religiosos de acordo com relatos de residentes mais antigos e de pessoas que participaram da festa na cidade de Acari no interior do Rio Grande do Norte. Quanto aos objetivos específicos, estes são: a) Identificar como os residentes mais antigos vivenciavam e vivenciam a festa da Padroeira Nossa Senhora da Guia; b) Identificar quem eram seus participantes e como a festa era organizada; c) Analisar como a festa deixou de ser realizada apenas com intuito religioso passando para momentos profanos. Desta forma, realizou-se inicialmente uma coleta de dados relacionados com diversos autores tendo em vista o tema proposto, dando profundidade aos temas: turismo religioso, o sagrado e o profano nas festas de padroeiro, e Acari e a festa de Nossa Senhora da Guia. Entre estes autores, cita-se: Andrade (2000), Dias e Silveira (2003), Durkheim (1996), Leite (2000), Minayo (1993), Novaes (1999), Oliveira (2010) e outros importantes autores para a concretização deste estudo. A metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica para a fundamentação do tema proposto, e principalmente a coleta de dados foi de uma entrevista com moradores mais antigos da cidade que participavam da festa da padroeira. Caracterizada como uma pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. O universo do trabalho envolve a religiosidade dos acarienses com a prática do turismo religioso de modo a investigar em que momento a festa de Nossa Senhora da Guia passou a realizar atividades de cunho profano em meio à religiosidade. Entre os resultados encontrados de acordo com as entrevistas, vale destacar que o sagrado e o profano na festa da padroeira perfazem ao longo dos anos a cultura da cidade de modo que os impactos causados pelo turismo vêm sendo minimizados, tendo em vista os que desenvolvem as atividades religiosas buscam conscientizar seus devotos que o turismo em Acari deve ser propagado e planejado de maneira eficaz para que a população e o meio ambiente em si não sofram danos em relação à recepção para com os peregrinos vizinhos. Já o profano, mesmo com a dificuldade da seca, foi-se trabalhado minimamente todos os detalhes para que os shows musicais, feirinha, festa privada não agredissem a memória da identidade do local.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1564
Other Identifiers: 2012992821
Appears in Collections:CERES - Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Turismoreligiosonointerior_Monografia.pdf3,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.