Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1475
Title: A Influência do TCU na melhoria da gestão dos Hospitais Universitários: estudo no Hospital Universitário Onofre Lopes
Authors: Moura, Angélica Maria Constantino de
Keywords: Auditoria Governamental;Controle externo;Tribunal de Contas da União (TCU);Hospitais Universitários
Issue Date: 21-Jun-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MOURA, Angélica Maria Constantino de. A Influência do TCU na melhoria da gestão dos Hospitais Universitários: estudo no Hospital Universitário Onofre Lopes. 2013. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: O Brasil possui 46 (quarenta e seis) hospitais universitários vinculados ao MEC, que são centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área da saúde, através da prestação de serviços para a população, possibilitando o aprimoramento do atendimento e da elaboração de protocolos técnicos para as diversas doenças (BRASIL, 2013). O TCU através do seu trabalho de auditoria, segundo o acórdão 3098/2008, verificou irregularidades na gestão destes hospitais, logo, uma Auditoria de Natureza Operacional foi realizada em 9 (nove) hospitais universitários vinculados ao MEC com a finalidade de avaliar os controles internos de gestão nas áreas de planejamento estratégico, recursos financeiros, pessoal, materiais, insumos e equipamentos, sistemas de informação e avaliação de desempenho. Essa auditoria também verificou a atuação dos Ministérios da Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia e Planejamento na definição de diretrizes e na alocação de recursos humanos e financeiros para os hospitais. O presente estudo teve como objetivo verificar a influência do TCU na melhoria da gestão do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). A metodologia utilizada no trabalho quanto ao objetivo é descritiva; quanto aos procedimentos é bibliográfica, entrevista semi-estruturada e estudo de caso; e quanto ao objeto a pesquisa é qualitativa. Como resultado, o estudo verificou que o TCU influencia de forma positiva a melhoria da gestão do HUOL.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1475
Other Identifiers: 2009009002
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AInfluenciaDoTCU_Moura_2013Texto Completo964,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons