Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1392
Title: Considerações sobre a importância do improviso modal para o fazer musical
Authors: Pereira, Marcelo Othon
Keywords: Improviso modal;Educação musical;Corporeidade
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Marcelo Othon. Considerações sobre a importância do improviso modal para o fazer musical. 2014. 98 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2014.
Portuguese Abstract: No presente trabalho, buscamos defender a importância da música modal para a sociedade, bem como demonstrar que esta música não é uma quimera ou nostalgia do passado, mas se encontra plasmada na cultura e nesse corpo de ancestral sabedoria. O corpo necessita deste retorno à tribo, pois sua inerente vocação é se expressar e manifestar. Paralelamente à defesa da música e improviso modal, procuramos, outrossim, pôr em evidência as mazelas dos tempos contemporâneos e da cultura ocidental liberal e os frutos que tem legado ao homem ao impor os valores da supremacia da razão, do individualismo e do aviltamento das relações sócias através do culto do dinheiro como encarnação de fetiche econômico, cuja patologia resulta na debilitação deste corpo físico e emocional e na fragmentação social. Trazemos o improviso da música modal como perspectiva pedagógica que, ao nosso aviso, possui condição de humanizar as relações sociais, trazer o corpo à merecida vida e movimento, contribuindo, assim, para o fortalecimento dos elos sociais, abrindo ao estudante uma perspectiva de se tornar um cidadão sensível, participativo e crítico, bem como ensejando, através deste fazer, a experiência prática de um âmbito de coletividade, tão caro ao resgate de um sentido de historicidade e comprometimento social.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1392
Other Identifiers: 2011029940
Appears in Collections:Música (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEREIRA, Othon Marcelo_Consideração sobre a importância do improviso modal no fazer musical_2014.2.pdfMonografia - Licenciatura em Música - 2014658,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.