Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1311
Título: O espaço: entre a dança e a geografia
Autor(es): Brito, Gimeny Dayana Cruz de
Palavras-chave: Espaço;interdisciplinaridade;corpo;movimento
Data do documento: 5-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BRITO, Gimeny Dayana Cruz de. O espaço: entre a dança e a geografia. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Pensando a dança como arte autônoma, que engloba outras fontes de ensino, pretende-se ampliar seus significados, unindo nesse trabalho dança e geografia, tomando como fio condutor dessa empreitada a noção de espaço, fundamentada, principalmente, nos conceitos do pesquisador Rudolf Laban no sentido da arte; e do estudioso Milton Santos no que diz respeito às formas de espacialização geográfica, dessa forma, será adotado como tema de estudo, O Espaço: entre a dança e a geografia; trabalhado a partir da interdisciplinaridade, entre as duas áreas de conhecimento apresentadas. Têm-se como o objetivo compreender a função do espaço diante de suas perspectivas físicas e artísticas, com o intuito de desenvolver a capacidade de orientação e relação entre corpo, espaço e movimento, ampliando a compreensão da dança, por meio da união desta com outras áreas do saber. O relato de experiência surge como um instrumento capaz de transformar a teoria, da pesquisa bibliográfica, em prática, sendo a práxis um artefato de fundamental importância para desmistificar a dualidade entre corpo e mente. O estudo foi desenvolvido em dois momentos fundamentais do curso de Licenciatura em dança: o Estágio Supervisionado III, realizado na Escola Municipal Profª. Zeneide Igino de Moura; e O Estágio IV desenvolvido em uma ONG – Casa da Juventude AFIM (Atendimento Filantrópico Integrado à Medicina). Nos dois momentos supracitados fomos levados a perceber o estudo do espaço como um artifício de ligação entre conhecimentos, capaz de construir e transformar, ambientes, movimentos e relações, além de confirmar a necessidade de um elemento de interligação que valorize a interdisciplinaridade não somente no ensino das escolas formais, mas na formação dos professores em dança, nesse caso o espaço torna -se uma artefato viável dentro dessa funcionalidade e o trabalho em questão assume sua importância dentro do curso de licenciatura em dança e nos diversos âmbitos educacionais.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1311
Outros identificadores: 2010022033
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brito_Gimeny_Dayana_Cruz_de.pdf709,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.