Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1308
Título: A importância do lúdico no desenvolvimento de crianças praticantes de Balé Clássico (baby-class): uma forma de educar
Autor(es): Silva, Raniele Polyane da
Palavras-chave: Balé Clássico;Lúdico;Infância;Aprendizagem
Data do documento: 4-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Raniele Polyane da. A importância do lúdico no desenvolvimento de crianças praticantes de Balé Clássico (Baby Class): uma forma de educar. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: A infância é a fase das brincadeiras e incluir o lúdico no campo de ensino do balé clássico, neste contexto, tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo e a construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. O trabalho tem por objetivo compreender a importância da ludicidade no desenvolvimento de crianças praticantes de balé clássico (baby-class) como uma possibilidade para ressignificação da técnica do balé clássico, propondo jogos e brincadeiras durante as aulas ministradas em uma escola de balé no município de Parnamirim a fim de refletir como tais aulas são incorporadas pela turma. A natureza da pesquisa se pauta na metodologia de abordagem qualitativa em específico a observação participante. A importância deste artigo é compreender e revelar que a brincadeira é uma grande parceira no ensino, seja na educação formal ou no ensino da dança, pois desafiam a criança e possibilitam as descobertas. Esta pesquisa pretende contribuir para um ensino de balé clássico menos rigoroso, pelo menos nos anos iniciais da técnica permitindo que as crianças desfrutem de um aprendizado prazeroso e consciente. Para tanto, com o relato dos autores abordados nessa pesquisa, podemos comprovar que o lúdico tem a capacidade de promover ao ensino do balé clássico uma aprendizagem mais prazerosa, divertida e eficaz, tornando as crianças mais felizes, interativas através de uma educação transformadora.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1308
Outros identificadores: 2010022220
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva_Raniele_Polyane_da.pdfSilva_Raniele_Polyane_da549,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.