Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1303
Título: Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klauss Vianna
Autor(es): Dantas, Viviane dos Santos
Palavras-chave: Consciência Corporal;Edson Claro;Educação Somática;Klauss Vianna;Dança;Contemporaneidade;Corpo;Sujeito;Movimento
Data do documento: 3-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: DANTAS, Viviane dos Santos. Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klauss Vianna. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Edson Claro e Klauss Vianna são nomes significativos, que contribuíram no crescimento da Dança no Brasil, ambos com suas peculiaridades e diferenças, se aproximam por desenvolver métodos voltados para a Consciência Corporal/Educação Somática, propostas essas cada vez mais recorrentes na contemporaneidade. Contudo, Edson Claro, vindo da Educação Física, buscou um método mais codificado composto de movimentos sequenciais, visando a busca de um bom condicionamento físico resultante para o corpo. Com referencia a Klauss Vianna, seu método permite que o sujeito conheça a si mesmo, levando em consideração toda a sua totalidade, técnica hoje conhecida como Educação Somática. Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir esses métodos à luz da contemporaneidade, como também suas contribuições sobre conteúdos possíveis a serem desenvolvidos na rede básica de ensino. Tendo por tema “Consciência e contemporaneidade: um diálogo a partir dos métodos Edson Claro e Klauss Vianna”, utilizei da metodologia participativa com base em algumas experiências pessoais de alunos do projeto de extensão do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual também participo como docente atuante no campo de Estágio Supervisionado Obrigatório IV; e da pesquisa bibliográfica, investigando e discorrendo sobre o método de Edson Claro e Klauss Vianna. A pesquisa teórica e a aplicação dos métodos na prática tornaram a práxis como um dos fatores existentes que norteou todo o trabalho, onde os conceitos e especificidades de cada um permitiram a análise de possíveis relações existentes entre os dois pesquisadores. Desse modo, a consciência corporal e a educação somática podem ser pontos de partida para a construção e investigação de um corpo para a cena contemporânea, levando em consideração todo o “Eu” que constitui esse sujeito.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1303
Outros identificadores: 2010022319
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dantas_Viviane_dos_Santos.pdfDantas_Viviane_dos_Santos1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.