Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1302
Título: Dinamizando a videodança: iluminação cênica como um elemento de linguagem
Autor(es): Cabral, Agnes Aricia de Souza
Palavras-chave: Videodança.;Iluminação cênica.
Data do documento: 18-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CABRAL, Agnes Aricia de Souza. Dinamizando a videodança : iluminação cênica como um elemento de linguagem. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a iluminação cênica como um elemento de linguagem que dinamiza a cena do espetáculo. Para isso é necessário que existam pesquisadores e pessoas com um conhecimento básico para perceber os recursos e efeitos que a iluminação proporciona ao espetáculo. Realçamos a importância dessa disciplina para discentes e para o corpo docente em licenciatura em dança, como uma tentativa de aproximação com a iluminação cênica, tirando-os do total desconhecimento dessa linguagem viva no palco. Diante da deficiência encontrada nesses intérpretes criadores e futuros professores de dança, exponho a iluminação cênica como um conteúdo indispensável à grade curricular do curso de licenciatura em dança. O embasamento para essa afirmação deu-se durante os três semestres em que fui monitora da disciplina e junto com os alunos pude descobrir, compreender e pesquisar sobre a iluminação cênica e suas possibilidades dentro da dança. Constatei, na prática, que só é possível exercer uma relação dialógica dentro do processo de construção quando se há conhecimentos prévios para isso. A vídeodança “A paixão”, desenvolvida na disciplina de iluminação, sendo o resultado de um trabalho que se originou a partir dos estudos da iluminação cênica, é exemplo de como se podem explorar os conteúdos da iluminação em um contexto de criação artística, além de expor que a iluminação nunca é um elemento à parte do espetáculo, mas sim construída junto com ele, seguindo a sua linha estética e intencional.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1302
Outros identificadores: 2010021924
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CABRAL - AGNES ARICIA DE SOUZA.pdf683,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.