Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1301
Título: Um novo caminhar: o hip hop na educação pela dança dos alunos da casa do menor trabalhador (CMT)
Autor(es): Gomes, Janielle Aline de Lima
Palavras-chave: Dança;Hip Hop;Aprendizagem/Acolhimento
Data do documento: 12-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GOMES, Janielle Aline de Lima. Um novo caminhar: o hip hop na educação pela dança dos alunos da Casa do Menor Trabalhador (CMT). 2013. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: A cultura Hip Hop foi difundida em todo o mundo e a influência latina é muito significativa em todo trabalho e, em sentido de 'mão dupla', também é influenciada em uma releitura permanente que se adapta e se transforma de acordo com as características de cada local. Pensando nessa dança e nas possibilidades educativas desta para a área da educação, a Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador, no ano de 2005, começou a inserir esta dança com o intuito de divulgar a dança de Rua em Natal e de inserir nas práticas de dança dinâmicas que tornassem perceptíveis um sentido para a construção pessoal desses alunos, fazendo com que cada um deles assuma um papel cidadão e correspondam de maneira positiva a essas práticas fazendo dessas um reflexo para a construção de caráter. Para a temática ora discutida objetivamos: Compreender como o ensino do Hip Hop atua na educação dos alunos do CMT e suas contribuições para a formação cidadã bem como perceber o significado das sensações causadas pela prática desse estilo de dança fazendo com que cada aluno busque levar esse conhecimento não só como uma ferramenta para a construção de uma visão de corpo cênico, mas também como uma reflexão para o seu convívio com a sociedade através dessa cultura que está também inserida no movimento Hip Hop. Como abordagem metodológica foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem descritiva qualitativa que tem como objetivo a descrição de um determinado fenômeno. Justifica-se ainda pela carência da temática no ambiente acadêmico como uma possibilidade de dança, bem como busca atender aos anseios da pesquisadora que teve a experiência de Grupo de Dança de Rua por um ano e ainda permanecer na perspectiva de pesquisar mais sobre esse estilo. O Hip Hop para esses alunos não é só um estilo de dança, ele é um estilo de vida. Pelas sensações causadas durante as aulas de dança, revela-se a certeza de que essa cultura age na vida de cada aluno como um incentivo para a sua autoafirmação, e também como uma reflexão de que na vida os ensinamentos oferecidos contribuem para a construção da personalidade.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1301
Outros identificadores: 2010022068
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gomes_Janielle_Aline_de_Lima.pdf559,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.