Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1297
Título: Dança flamenga: corpo, técnica e estética.
Autor(es): Esteves, Bibiana Andrade
Palavras-chave: Dança Flamenca;Técnica;Corpo;Estética;Dança
Data do documento: 12-Nov-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ESTEVES, Bibiana Andrade. Dança flamenca: corpo, técnica e estética. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Este artigo é uma revisão filosófica dialética sobre a técnica aplicada na dança flamenca imbricada às temáticas de corpo e estética desta arte tão característica. Utilizo como problemática central a necessidade de se ter descendência ou nacionalidade espanhola para se dominar a dança flamenca, como um paradigma que compromete o desenvolvimento pleno de alunas de dança flamenca em academias potiguares. A problemática central abordada surgiu a partir da minha experiência como professora e aluna de dança flamenca, onde pude vivenciar metodologias de ensino que aceitam e reafirmam posturas de depreciação do fazer artístico flamenco latino americano, geralmente baseados em determinismos biológicos pouco confiáveis. Acredito que a tentativa de elucidá-las, proposta deste trabalho, pode talvez permitir novos processos, abordagens e estratégias didáticas que de fato proporcionem um ensino-aprendizagem mais salutares quanto à valorização do educando e da arte flamenca em si. O ponto de relevância deste trabalho é identificar a técnica corporal presente na dança flamenca a partir da contextualização e apreciação epistemológica do conceito em Mauss (2003), Aristóteles (1984), Heidegger (2007), Bourdieu (1988), Descartes (2009) e Merleaut-Ponty (2009) sobre corpo e técnica relacionando-os a trabalhos acadêmicos de relevância na área-tema. O trabalho se justifica pelo fato de que a dança flamenca vem paulatinamente conquistando novos adeptos e espaços no Brasil e também por se tratar da modalidade artística que me dediquei como pesquisadora e intérprete de dança nos últimos dez anos.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1297
Outros identificadores: 2010021975
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esteves_Bibiana_Andrade.pdf944 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.