Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1295
Título: Fim de um “mito”: o ensino do Ballet Clássico para mulheres na faixa etária dos 20 aos 70 anos de idade.
Autor(es): Pinheiro, Karina Borja de Souza
Palavras-chave: Dança;Ballet Clássico;“mito”;Mulheres Adultas
Data do documento: 11-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PINHEIRO, Karina Borja de Sousa. Fim de um “mito”: o ensino do Ballet Clássico para mulheres na faixa etária dos 20 aos 70 anos de idade. 2013. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Em linhas gerais, a prática do ballet para mulheres adultas é rara. Pois, a técnica complexa e rígida, o corpo longilíneo, a flexibilidade, e etc., anulam qualquer expectativa delas cursarem o Ballet Clássico. Muitos adultos acreditam que essa Arte é uma utopia, um ‘mito’. Contudo, se é um desejo dessas pessoas, mesmo que adultas, porque não oportunizá-las no ensino da técnica da clássica? Em consequência disso o trabalho ora apresentado tem como tema “ Fim de um “mito”: o ensino do Ballet Clássico para mulheres na faixa etária dos 20 aos 70 anos de idade” . Este estudo tem como base proporcionar a mulher adulta o discernimento mesmo com suas limitações corporais, de que o ballet é uma atividade física pertinente a qualquer pessoa ou idade. Nesse ínterim tem como objetivo geral pesquisar sobre o aprendizado do Ballet Clássico na fase adulta, como também assinalar os benefícios que são absorvidos por este corpo maduro através da consciência do fazer. Este estudo se desenvolveu na Escola de Ballet Maria Cardoso tem como metodologia a abordagem qualitativa assentado no referencial metodológico da pesquisa participante. Como técnica de pesquisa, utilizei a entrevista estruturada e semiestruturada contendo questões abert as com aplicação presencial, além de registros em vídeo e fotos das aulas. Com base nos registros sobre o tema investigado os resultados parecem indicar que existe uma lacuna nos nas pesquisas relacionadas especificamente ao ensino do Ballet Clássico para mulheres adultas o que evidencia uma justificativa para uma futura continuação desse estudo.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1295
Outros identificadores: 2010022122
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pinheiro_Karina_Borja_de_Souza.pdf12,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.