Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1294
Title: O processo criativo coletivo e colaborativo: um olhar na composição coreográfica.
Authors: Mendes, Sabrina Rayane Souza
Keywords: Dança contemporânea;Processo Criativo Coletivo e Colaborativo;“Chão de Mulheres”;“Afins”;Ensino e aprendizagem em dança
Issue Date: 12-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MENDES, Sabrina Rayane Souza. O processo criativo coletivo e colaborativo: um olhar na composição coreográfica. 2013. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Os processos de Criação Coletivos e Colaborativos tiveram ênfase no Brasil por meados dos anos 70 e 90 respectivamente, tendo como principais características a sua abordagem participativa com os bailarinos. O presente artigo analisou minhas vivências e aprendizados no desenvolvimento coreográfico dos espetáculos “Chão de mulheres” e “Afins”, tendo como objetivo compreender como se deu o processo coletivo e colaborativo nos espetáculos citados; analisar criticamente os processos de criação dentro da visão coletiva e colaborativa, por fim discutir as práticas da discente nos processos analisados a partir dos estudos de Paulo Freire (1996). Para isso a abordagem metodológica utilizada na referida pesquisa parte da pesquisa qualitativa tendo como foco de análise os processos colaborativos e coletivos . Esta pesquisa contribui para se pensar um ensino de dança pautado não mais numa aprendizagem tecnicista ou tradicional de modelos impostos, sucitando uma nova compreensão do intérprete na sua criação.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1294
Other Identifiers: 2010022246
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mendes_Sabrina_Rayane_Souza.pdf917,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.