Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1290
Título: A dança cigana como prática artística e pedagógica
Autor(es): Maia, Simone Brilhante
Palavras-chave: Dança Cigana;Aprendizagem;Educação
Data do documento: 10-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: Maia, Simone Brilhante. A dança cigana como prática artística e pedagógica. 2013. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Investigar sobre a cultura cigana é contribuir na difusão da memória de um povo rico em história, mistério e arte. No trabalho ora apresentado, enfatizamos como tema principal a dança cigana, ou melhor, as danças ciganas, pois quando dizemos no plural “danças ciganas” é porque, na realidade existe uma divisão no que equivocadamente se convencionou chamar apenas “dança cigana”. Tal dança e sua história pode trazer contribuições para estarmos pensando a dança como educação para além dos espaços formais de ensino e para além das danças pesquisadas no mundo acadêmico, a saber: ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea, danças populares do Brasil. Pensar essa dança nesse espaço acadêmico também nos faz refletir em seu estado da arte, em quem a pesquisa e quais as contribuições da dança cigana para o espaço acadêmico como fonte de pesquisa. O trabalho se propõe analisar a Dança Cigana como prática artística e pedagógica nos ensinos: formal e não formal, bem como refletir sobre essa dança e sua tradição, nas academias ou escolas de dança que a praticam. Desse modo buscamos um distanciamento do método tradicional do ensino de tal dança, que geralmente é ministrado através do método de espelho, propondo conduzir e impregnar de sentidos o bailado, a fim de criar significados a partir da cultura cigana, traçando múltiplas relações entre o dançarino e suas existências sociopolítico-culturais. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho é de natureza descritiva, que descreve como fatos que são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados. A pesquisa se justifica pelo fato desta pesquisadora admirar e respeitar bastante a cultura cigana, e o ritmo da sua dança, principalmente a Cigana Espanhola; por ter vasto conhecimento da prática e do ensino dessa dança; por sentir a falta de material bibliográfico acadêmico sobre esta cultura.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1290
Outros identificadores: 2009016475
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maia_Simone_Brilhante.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.