Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1245
Título: Avaliação da influência de cálcio e magnésio nas propriedades dos fluidos de perfuração
Autor(es): Anacleto, João Victor Tomaz
Palavras-chave: Fluidos de perfuração. Água sintética. Viscosidade plástica. Densidade. Parâmetros de filtração.
Data do documento: 26-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ANACLETO, João Victor Tomaz. Avaliação da influência de cálcio e magnésio nas propriedades dos fluidos de perfuração. 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo), Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Os fluidos de perfuração desempenham funções essenciais para que ocorra a perfuração eficiente de poços. Para que tais funções sejam desempenhadas efetivamente é necessário o monitoramento constante de suas propriedades físicas e químicas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência da concentração de cálcio e magnésio, contidos na água produzida sintética, que será utilizada como fase contínua, nas propriedades do fluido. Foram preparadas três tipos de águas sintéticas sendo uma com as concentrações mínimas de cálcio (0,733 g/L) e magnésio (0,209 g/L), uma com concentrações Médias de cálcio (1,185 g/L) e magnésio (36,966 g/L) e outra com as concentrações máximas, sendo 1,638 g/L de cálcio e 73,724 g/L de magnésio. Foram formulados os fluidos de perfuração, inicialmente um fluido com água industrial, este será utilizado como o fluido base para interpretação dos demais resultados, foram testadas suas propriedades físicas e químicas antes e após o processo de envelhecimento. Em seguida foram formulados fluidos de perfuração com as três águas sintéticas e feitos os testes das propriedades de viscosidade plástica (VP), densidade e parâmetros de filtração. Após esse procedimento os resultados obtidos foram analisados e pode-se concluir que a variação das concentrações de cálcio e magnésio, tem influência no comportamento do fluido, na propriedade VP, o melhor desempenho obtido foi com a formulação de um fluido utilizando a água sintética com a concentração de cálcio e magnésio média ou máxima, já a densidade quanto maior a concentração de cálcio e magnésio da água, maior o peso da lama, e pôr fim a filtração é mais eficiente no fluido com concentração média.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1245
Outros identificadores: 2011024425
Aparece nas coleções:Química do Petróleo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoInfluênciaCálcio_ANACLETO_2015.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.