Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1226
Título: Planejamento Estratégico de Marketing: o caso do Central Shopping de Parelhas/RN
Autor(es): Souza, Jaiara Daiane Almeida de.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico - Marketing.;Clientes - Satisfação.;Estratégias de Marketing.;Central Shopping - Parelhas/RN.
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Jaiara Daiane Almeida de. Planejamento estratégico de marketing: o caso do Central Shopping De Parelhas/RN. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2015.
Resumo: O objetivo desse estudo consiste em desenvolver um Planejamento Estratégico de Marketing para a empresa Central Shopping. Para isso buscou-se analisar os ambientes internos, com o propósito de fazer uma avaliação de como a empresa lida com o marketing e como desenvolvem o seu relacionamento com os clientes, bem como seu ambiente externo com o intuito de avaliar as atualidades da economia, fazer uma análise dos dados sociais da população de Parelhas e avaliar sua concorrência direta e indireta. Foi também realizado a análise SWOT da empresa a fim de identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças além de propor Estratégias de Marketing que possam otimizar os resultados do Central Shopping. Quanto a metodologia, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e não probabilística, de maneira que foi-se aplicado 50 questionários durante um período de 10 dias, onde o sujeito da pesquisa foram os clientes do Central Shopping e buscou-se avaliar o perfil, hábitos e satisfação dos clientes, além de uma entrevista realizada com o gestor a fim de colher dados qualitativos sobre o atual ambiente de marketing da empresa. No tratamento dos dados coletados foi realizada uma tabulação simples, utilizando a ferramenta Microsoft Office Excel, o qual organizou os dados coletados pelo questionário aplicado e através de suas funcionalidades elaborou os gráficos e planilhas necessárias para a análise final dos resultados. Os resultados apontaram que a grande maioria dos clientes do Central Shopping é composto por mulheres, sua faixa etária está entre 18 e 25 anos e com uma renda média de um salário mínimo. Notou-se também que a empresa é muito bem vista na cidade, e que os seus clientes encontram-se satisfeitos com relação ao atendimento, localização e presteza dos funcionários, bem como a agradabilidade e ambiente acolhedor que a empresa proporciona aos seus clientes, entretanto de acordo com os dados obtidos através do questionário, percebe-se claramente a necessidade de um ambiente destinado ao lazer onde os clientes possam se divertir com a família, bem como melhorar o relacionamento com os clientes utilizando a estratégia de pós-venda, coisa que a empresa deixou de utilizar a algum tempo, além de ouvir o que os clientes falam com relação aos preços e ver o que se pode fazer com relação a isso. Por fim, o presente estudo possibilitou a criação de novas estratégias de Marketing a fim de otimizar os resultados do Central Shopping.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1226
Outros identificadores: 2011042559
Aparece nas coleções:CERES - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Planejamento estratégico de marketing_Relatório de Estágio_2015.pdfRelatório de Estágio1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.