Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1200
Título: Conselho de classe: avaliação coletiva do processo de ensino e aprendizagem ou julgamento subjetivo do aluno?
Autor(es): SILVA, Elany Viana da
Palavras-chave: Conselho de Classe;Aprendizagem;Participação
Data do documento: 9-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Elany Viana da. Conselho de Classe: avaliação coletiva do processo de ensino e aprendizagem ou julgamento subjetivo do aluno?. Caicó: UFRN, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo os Conselhos de Classe desenvolvidos no interior das escolas públicas, em especial do Ensino Médio currais-novense. O objetivo central é analisar como esse órgão colegiado instituído há mais de trinta anos nas escolas, tem contribuído para a organização do trabalho pedagógico, bem como, discutir o papel dos professores, da direção escolar, dos pais, dos alunos e dos pedagogos, nesse órgão colegiado. A motivação para a investigação desse tema surge da preocupação de que o Conselho de Classe enquanto órgão constituinte, estabelecido por meio do Regimento Escolar deveria se configurar como o momento em que pais, alunos, professores, equipe pedagógica e diretores, pudessem apontar soluções para os problemas, sugerir encaminhamentos e procedimentos para que assim o trabalho pedagógico de toda a escola pudesse fluir de forma a apresentar resultados concretos quanto à superação das dificuldades de ensino e aprendizagem, bem como, solidificando na escola maior participação dos alunos, e na realidade isso não acontece. A metodologia se deu através do estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada mediante entrevistas com pais, alunos, professores e pedagogas. Os constructos teóricos basearam-se nos estudos de autores críticos pesquisados como Rocha (1986), Dalben (1994 e 2004), Paro (2000) e Luckesi (2002). A referida pesquisa foi realizada na Rede Pública de Educação, sendo efetivadas em duas escolas, ambas com Ensino Médio, localizadas no município de Currais Novos/RN. De acordo com os dados analisados, em primeira instância é possível afirmar que efetivamente só em uma das escolas observadas. Na Escola A o Conselho de Classe tem contribuído para a melhoria do ensino, pois a mesma busca através da participação dos atores que compõem o âmbito escolar, participarem de forma democrática, percebendo-se como sujeitos do processo. Já no que diz respeito a Escola B, o que se tem notado é a preocupação em mostrar resultados, tanto qualitativos como quantitativos.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1200
Outros identificadores: 2011002849
Aparece nas coleções:CERES - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElanyViana.Pedagogia.pdfMonografia de Conclusão de Curso447,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.