Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1196
Título: O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
Autor(es): Martins, Luzania
Palavras-chave: Lúdico, Processo de Ensino, Aprendizagem
Data do documento: 16-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARTINS, Luzania. O lúdico como estratégia pedagógica: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil. Caicó: UFRN, 2015.
Resumo: O presente trabalho monográfico, intitulado: “O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: uma análise no processo de ensino para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil” realizou-se na Escola Municipal Professor José Gurgel de Araújo localizada no município de Caicó – RN, numa turma de nível IV e tem como objetivo analisar a utilização do lúdico na sala de aula como estratégia pedagógica para auxiliar a aprendizagem das crianças na Educação Infantil e apontar “como” deve ser utilizada. Iniciaram-se os estudos com uma fundamentação bibliográfica através dos teóricos e autores como: Girotto (2013), Piaget (1978), Vygotsky (1984), Froebel (2001), Friedmann (2012), Teixeira (2010), Kishimoto (2013) e Almeida (2003), entre outros. Para a coleta de dados realizaram-se observações sistemáticas e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o lúdico como estratégia pedagógica é essencial na educação infantil, uma vez que desenvolve de forma significativa e espontânea a capacidade de aprender das crianças. Isso ocorre quando são utilizadas de maneiras variadas e estrategicamente pedagógicas, planejada e pensada para respeitar aspectos essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, dentre esses se destacaram e foram constatados no decorrer das investigações: o tempo de aprender de cada uma delas, considerando seu estágio progressivo de desenvolvimento cognitivo; as possibilidades proporcionadas para formar conceitos, de relacionar ideias, de estabelecer relações lógicas, de desenvolver a expressão oral e corporal, de reforçar habilidades sociais, de reduzir a agressividade, de integrar-se; de construir seu próprio conhecimento; de utilizar a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1196
Outros identificadores: 2011068321
Aparece nas coleções:CERES - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luzania Martins.pdfMonografia de conclusão do curso903,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.