Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11904
Title: Análise numérica de seção de compressão de demonstrador de tecnologia scramjet
Authors: Araújo, Jonatha Wallace da Silva
Keywords: Scramjet;air-thermodynamic analysis;análise aerotermodinâmica;simulação numérica;abordagem analítica;analytical methodology;numerical simulation
Issue Date: 2-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Jonatha Wallace da Silva. Análise numérica de seção de compressão de demonstrador tecnológico Scramjet. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2018.
Portuguese Abstract: O uso da tecnologia scramjet é visto atualmente no setor aeroespacial como uma aplicação promissora na área de hipersônica. As principais vantagem desse sistema comparado aos atuais sistemas de propulsão espacial sao a não necessidade de tranporte do oxidante, o que propicia uma redução do peso do veículo, e um impulso específico maior que os sistemas motores foguetes convencionais. Motores scramjet são motores aeronáuticos sem partes móveis, que utilizam a parte frontal da estrutura para comprimir e desacelerar o escoamento da corrente livre para ser conduzido à câmara de combustão nas condições necessárias para que uma combustão ocorra em velocidade supersônica e na temperatura de ignição do combustível. O presente trabalho consiste numa análise aerotermodinâmica da seção de compressão de um demonstrador tecnológico scramjet projetado para realização de voo atmosférico à altitude de 30 km a uma velocidade correspondente a número de Mach 6,8. O desenvolvimento preliminar de veículos hipersônicos pode ser realizado por meio da metodologia analítica, investigação experimental ou utilização de simulação numérica. No presente trabalho as metodologias analítica e simulação numérica são usadas. A metodologia analítica utilizou a teoria de ondas de choque oblíquas planas, enquanto a simulação numérica foi desenvolvida com o uso do software comercial FLUENT – ANSYS.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11904
Other Identifiers: 2016007893
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Jonatha Wallace .pdfTCC2,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.