Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11799
Title: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: contribuições da neuroeducação para inclusão do aluno no ambiente escolar
Authors: Silva, Maria Emília Cavalcante
Keywords: Aprendizagem;Neuroeducação;Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE);Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Issue Date: 3-May-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Maria Emília Cavalcante. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: contribuições da neuroeducação para inclusão do aluno no ambiente escolar. Caicó, RN: 2020. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como orientação principal apresentar um aparato de conhecimentos sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, detalhando as experiências vivenciadas a partir do estudo de caso. Deste modo, salienta-se que o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta uma quantidade significativa de crianças e adultos, sendo responsável por apresentar falta de atenção, impulsividade, hiperatividade e dificuldade de controlar o seu próprio comportamento. Neste trabalho, abordaremos a linha teórica da neuroeducação tendo como base as discussões sobre a teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) de Feuerstein, reconhecendo que o indivíduo é capaz de se modificar a partir de estímulos mediados. Assim sendo, o referido trabalho tem como objetivo central investigar o processo de aprendizagem de um aluno com laudo de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, visto que, os objetivos específicos são analisar como se caracterizam as pessoas que apresentam TDAH; discutir aspectos pedagógicos que podem favorecer a aprendizagem do aluno, além de verificar os benefícios de intervenções baseadas na Neuroeducação. Para concretização destes objetivos, a metodologia foi organizada com base em uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso no âmbito de uma instituição escolar. Optamos por utilizar o bloco de notas como instrumento de fixação das observações realizadas. Com isso, a fundamentação teórica foi constituída das discussões de Silva (2014), DuPaull (2007) e Barkley (2011). No intuito de explanar sobre a neurociência, especialmente, a teoria da modificabilidade de Feuerstein, Feuerstein e Fallk (2014) e as funções neurológicas discutidas por Lent (2010). Por fim, conclui-se que a viabilização das discussões favoreceu o suporte necessário para investigação do processo de aprendizagem do aluno com TDAH, sucedendo para contemplação dos objetivos pressupostos.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11799
Other Identifiers: 20170103035
Appears in Collections:CERES - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TranstornoDéficitAtenção_Silva_2021.pdfMonografia _2021_TDAH995,68 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons