Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11730
Title: Análise sobre os dados de atos e despesas dos servidores públicos do estado do Rio Grande do Norte
Authors: Oliveira, Gilberto Alves de
Keywords: Análise de Dados;Auditorias;Dados Governamentais
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Gilberto Alves de. Análise sobre os dados de atos e despesas: dos servidores públicos do Estado do Rio Grande do Norte. 2019, 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologia da Informação aplicada à Área Jurídica) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como proposta, apresentar melhorias nas análises sobre uma grande quantidade de dados disponibilizados pelos órgãos jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN). Uma vez que o corpo técnico enfrenta dificuldades em fiscalizar as movimentações de gastos com pessoal, principalmente em determinados períodos em que se faz necessário rapidez nos processos de auditorias, verificou-se a necessidade da elaboração e execução deste projeto. Para tanto, elencou-se os padrões estabelecidos em reuniões, juntamente com as necessidades e demandas expostas com base no trabalho de auditoria já em andamento com recomendações sobre os painéis informativos de BI, para auxiliar na tomada de decisão. O escopo (passo a passo), foi desenvolvido com objetivo de compreender a dinâmica de como é realizado o trabalho do Auditor de Controle Externo, para facilitar a identificação de possíveis irregularidades e gerenciamento dos gastos com pessoal do estado. Portanto, com a conclusão deste projeto, espera-se que os auditores do TCE tenham em mãos um produto que seja capaz de fazer auditorias de qualquer nível de complexidade em um menor tempo possível, com a praticidade e a eficiência, tendo em mãos uma ferramenta capaz de automatizar os dados alimentados no painel, que servirá para responder as trilhas de auditorias estabelecidas pela entidade e que possibilitará combater fraudes na aplicação dos recursos públicos.
Abstract: O presente trabalho tem como proposta, apresentar melhorias nas análises sobre uma grande quantidade de dados disponibilizados pelos órgãos jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN). Uma vez que o corpo técnico enfrenta dificuldades em fiscalizar as movimentações de gastos com pessoal, principalmente em determinados períodos em que se faz necessário rapidez nos processos de auditorias, verificou-se a necessidade da elaboração e execução deste projeto. Para tanto, elencou-se os padrões estabelecidos em reuniões, juntamente com as necessidades e demandas expostas com base no trabalho de auditoria já em andamento com recomendações sobre os painéis informativos de BI, para auxiliar na tomada de decisão. O escopo (passo a passo), foi desenvolvido com objetivo de compreender a dinâmica de como é realizado o trabalho do Auditor de Controle Externo, para facilitar a identificação de possíveis irregularidades e gerenciamento dos gastos com pessoal do estado. Portanto, com a conclusão deste projeto, espera-se que os auditores do TCE tenham em mãos um produto que seja capaz de fazer auditorias de qualquer nível de complexidade em um menor tempo possível, com a praticidade e a eficiência, tendo em mãos uma ferramenta capaz de automatizar os dados alimentados no painel, que servirá para responder as trilhas de auditorias estabelecidas pela entidade e que possibilitará combater fraudes na aplicação dos recursos públicos.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11730
Other Identifiers: 20172009373
Appears in Collections:Residência em Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANÁLISE SOBRE OS DADOS DE ATOS E DESPESAS_Oliveira_2019.pdf3,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.