Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11603
Title: Análise Canarim Pitú: o folkmarketing e o nordeste como uma estratégia de comunicação organizacional
Authors: Azevedo, Cauê Araújo de
Keywords: Marketing. Comunicação. Folkmarketing. Cultura. Identidade. Folkcomunicação.;Marketing. Communication. Folkmarketing. Culture. Identity. Folkcommunication
Issue Date: 26-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AZEVEDO, Cauê Araújo de. Análise Canarim Pitú: o folkmarketing e o nordeste como uma estratégia de comunicação organizacional. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: Vivemos uma lógica de mercado que se mostra cada vez mais acirrada e com um público cada dia mais exigente. Se conquistar visibilidade tem se tornado algo difícil, desenvolver uma relação sólida demanda ainda muito mais esforço das empresas e da sua comunicação, tendo que agir de maneira rápida para se adaptarem às necessidades destes consumidores. Os públicos têm sede de representação. Querem ver um pouco da sua história na identidade das marcas que eles consomem e é por isso que algumas delas se apropriam de elementos e características da cultura popular para dentro da sua estratégia comunicativa. Este trabalho é um estudo de caso que aborda a ação Canarim da Pitú que aconteceu no carnaval de Olinda, em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, baseada, principalmente, em conceitos de estudiosos da área da comunicação, analisando ações de folkmarketing presentes na comunicação da marca, não só na ação, especificamente, como também na sua construção histórica como objeto comunicacional. Mostrando como esse processo folkcomunicacional, pautado na identidade nordestina, fez-se presente e é parte fundamental da comunicação da organização.
Abstract: Vivemos uma lógica de mercado que se mostra cada vez mais acirrada e com um público cada dia mais exigente. Se conquistar visibilidade tem se tornado algo difícil, desenvolver uma relação sólida demanda ainda muito mais esforço das empresas e da sua comunicação, tendo que agir de maneira rápida para se adaptarem às necessidades destes consumidores. Os públicos têm sede de representação. Querem ver um pouco da sua história na identidade das marcas que eles consomem e é por isso que algumas delas se apropriam de elementos e características da cultura popular para dentro da sua estratégia comunicativa. Este trabalho é um estudo de caso que aborda a ação Canarim da Pitú que aconteceu no carnaval de Olinda, em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, baseada, principalmente, em conceitos de estudiosos da área da comunicação, analisando ações de folkmarketing presentes na comunicação da marca, não só na ação, especificamente, como também na sua construção histórica como objeto comunicacional. Mostrando como esse processo folkcomunicacional, pautado na identidade nordestina, fez-se presente e é parte fundamental da comunicação da organização.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11603
Other Identifiers: 2014044234
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseCanarimPitú_Azevedo_202116,61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons