Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11590
Title: Uma proposta em educação alimentar e nutricional sob a perspectiva interdisciplinar, a partir de assuntos curriculares de livros didáticos da área de ciências humanas
Authors: Silva, Larissa de Lima
Keywords: Educação Alimentar e Nutricional;Ciências Humanas;Adolescentes;Educação;Livros
Issue Date: 16-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Larissa de Lima. Uma proposta em educação alimentar e nutricional sob a perspectiva interdisciplinar, a partir de assuntos curriculares de livros didáticos da área de ciências humanas. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: Objetivo: Identificar temas curriculares em livros didáticos Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do ensino médio brasileiro que tivessem relação com assunto fundamentais à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) de adolescentes, para que, a partir dele, fossem desenvolvidas abordagens interdisciplinares. Desenho: uma pesquisa qualitativa e exploratória. Ambiente: 11 livros didático-pedagógicos da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, pertencentes ao PNLD Brasileiro, utilizados nas escolas públicas nos anos de 2018 a 2020. Participantes: Não houve participantes externos Fenômeno de interesse: Assuntos curriculares que possibilitassem abordagens em EAN em livros didáticos usados com adolescentes. Análise: Leitura flutuante para identificação dos temas correlatos a EAN e análise de conteúdo. Resultados: Os quantitativos de assuntos curriculares foram variáveis entre as disciplinas: história (18), geografia (12), sociologia (9) e filosofia (4). Dos 11 livros, apenas um não abordou dois dos 12 temas delimitados. Além disso, foi apontado um assunto curricular por disciplina para serem trabalhados de forma interdisciplinar. Conclusões e implicações: Identificou-se uma variedade de assuntos curriculares presentes nos livros didáticos-pedagógicos capazes de se integrarem a EAN, mostrando a versatilidade do tema. Sendo possível executar abordagens independente de qual livro seja utilizado, pois, os conteúdos são generalistas e possibilitam a alimentação como tema transversal.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11590
Other Identifiers: 2016089324
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Umapropostaemeducaçãoalimentar_Silva_2021
Restricted Access Until 2023-04-30
Parte da monografia será submetida a revista Nutrition Education and Behavior.
Texto Completo790,31 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons