Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11589
Title: Educação Alimentar e Nutricional em escolas do Rio Grande do Norte
Authors: Cruz, Alessandra Leandro da
Keywords: Educação Alimentar e Nutricional, Estratégias Metodológicas, alimentação saudável, Promoção de hábitos alimentares e alimentação e nutrição.
Issue Date: 10-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CRUZ, Alessandra Leandro da. Educação Alimentar e Nutricional em escolas do Rio Grande do Norte. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: CRUZ. A. L. Educação Alimentar e Nutricional em Escolas Estaduais do Rio Grande Do Norte. 2019. 29f. Trabalho de conclusão do Curso de Graduação em Nutrição. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2019. O presente trabalho visa contribuir com as discussões existentes a respeito de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), uma vez que, é um campo de ação da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e da promoção da saúde, considerada como uma estratégia fundamental para a prevenção e o controle dos problemas alimentares e nutricionais contemporâneos. O estudo buscou avaliar as ações voltadas a Educação Alimentar e Nutricional em Escolas estaduais do Rio Grande do Norte. A coleta dos dados foi realizada em 15 escolas através de um questionário contendo questionamentos quanto ao oferecimento das Ações de Educação Alimentar e Nutricional, contemplando as seguintes categorias de estudo: 1) desenvolvimento de estratégia de educação alimentar e nutricional 2) abordagem dos temas alimentação e nutrição por meio de atividades educativas no ambiente escolar; 2) presença e utilização de hortas na escola. A análise dos resultados indicou que nem todas as escolas desenvolvem estratégia de Educação Alimentar e Nutricional. Verificou-se que apenas oito escolas (53%) desenvolvem algum tipo de estratégia de EAN. Dentre os responsáveis pelo desenvolvimento dessas estratégias, o Nutricionista e o professor aparecem como os principais responsáveis. Ressalta-se que é de grande relevância a Educação Alimentar e Nutricional para a promoção do estilo de vida e alimentação saudável, tendo em vista as notáveis mudanças no perfil alimentar, estilo de vida e o padrão de saúde da população brasileira. Esse estudo se restringiu a apenas 15 escolas de toda a rede estadual do RN, mas pode-se concluir que na avaliação da amostra que compôs esse estudo, as atividades de EAN ocorrem, ainda, de forma tênue e, por poucos autores envolvidos com a alimentação escolar, especialmente pelos nutricionistas e professores.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11589
Other Identifiers: 2015076840
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAlimentareNutricional_Cruz_2021Texto Completo314,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.