Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11484
Title: Intervenções de educação alimentar e nutricional sobre o consumo alimentar de adolescentes escolares: uma revisão sistemática de estudos qualitativos.
Authors: Trindade, Débora Danielly Barros de Brito
Keywords: Adolescente;Educação;Intervenção;Nutrição;Escola
Issue Date: 16-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TRINDADE, Débora Danielly Barros de Brito. Intervenções de educação alimentar e nutricional sobre o consumo alimentar de adolescentes escolares: Uma revisão sistemática de estudos qualitativos. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021
Portuguese Abstract: INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como objetivo avaliar qualitativamente os efeitos das intervenções de educação alimentar e nutricional no consumo alimentar de adolescentes escolares. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática que está registrada no banco de dados PROSPERO (CRD42019116520). A execução da RS seguiu o PRISMA no qual todas as etapas de seleção e avaliação dos estudos foram baseadas, dois pesquisadores de maneira cega, e em caso de discordâncias um terceiro pesquisador foi consultado. As bases de pesquisa eletrônica selecionadas para a busca exploratória foram MEDLINE (via PubMed), Embase (via OVID), Scopus (via Elsevier), Education Resources Information Center (ERIC), Science Direct (via Elsevier), Web of Science-Main Collection (Clarivate Analytics), Cochrane Central Register of Controlled Studies (CENTRAL), LILACS (via Virtual Health Library), e ADOLEC (via Virtual Health Library). RESULTADOS: Foram encontradas 5024 referências bibliográficas e 14 por busca manual. Após as etapas de seleção, 5 artigos foram incluídos. CONCLUSÃO: Foi notória neste trabalho, a partir dos relatos a importância das práticas de intervenção de educação com efeito positivo no consumo alimentar dos adolescentes escolares. Portanto, foi verificado que características como cultura, estrutura familiar, renda financeira são fatores que devem ser observados com cautela na aplicação das intervenções.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11484
Other Identifiers: 2016082421
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Intervençõesdeeducaçãoalimentar_Trindade_2021Texto Completo478,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.