Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11377
Title: Os desafios do contato pele a pele ao nascer: Uma revisão integrativa
Other Titles: The challenges of skin-to-skin contact: An integrative review
Authors: Campelo, Rita das Vitórias Lima Mariano
Keywords: Contato pele a pele; Recém-nascido; Aleitamento materno; Enfermagem obstétrica.;Skin to skin contact; Newborn; Breastfeeding; Obstetric nursing.
Issue Date: 9-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAMPELO, Rita das Vitórias Lima Mariano. Os desafios do contato pele a pele ao nascer: Uma revisão integrativa. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Santa Cruz, 2020.
Portuguese Abstract: O contato pele a pele é uma prática que consiste em colocar o recém-nascido ativo, sem roupa, diretamente sobre o tórax ou abdome da mãe, em posição prona. Essa prática deve ser iniciada imediatamente após o parto para que o binômio mãe/filho recebam os benefícios. Identificar evidências disponíveis na literatura sobre os desafios da prática do contato pele a pele na sala de parto. Trata-se de uma revisão integrativa por meio de artigos publicados em português, inglês ou espanhol, disponíveis na íntegra nas bases SciELO; BVS e PubMed, no período de janeiro a setembro de 2020, com amostra final de 13 artigos científicos. Resultados: a síntese das evidências indicou que os principais motivos que fragiliza o contato pele a pele estão relacionados à idade materna, parto cesariano, desconhecimento da prática por parte das puérperas e profissionais de saúde, ausência de protocolos institucionais e déficit de recursos humanos na sala de parto. Nas maternidades o contato pele a pele é pouco realizado e quando aplicado é em tempo bem inferior do que preconizado pelo Ministério da Saúde, reduzindo os benefícios da técnica para o neonato e a mãe.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11377
Other Identifiers: 20160140910
Appears in Collections:FACISA - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC 2020.pdf
Restricted Access Until 2023-02-01
462.17 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons