Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11352
Title: Mapeamento de jogos digitais para utilização nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Carvalho, Diogo Sena de
Keywords: Tecnologias digitais da informação e comunicação;Jogos educativos digitais;Base Nacional Comum Curricular
Issue Date: 15-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Diogo Sena de. Mapeamento de jogos digitais para utilização nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: O presente artigo permite refletir sobre como estão sendo utilizadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ambiente escolar, mostrando mudanças socioculturais sofridas no decorrer dos tempos, assim como, quais estratégias devem ser adotadas em sala de aula, tendo como foco principal o uso dos jogos educativos digitais. O principal objetivo do trabalho é mapear os jogos educativos digitais relacionados às diferentes competências atribuídas às duas áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, História e Geografia, competente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este mapeamento estará disponível na categoria “jogos digitais” e poderá ser acessado no Banco Interdisciplinar de Recursos digitais, ajudando dessa forma a promover uma aprendizagem mais lúdica e significativa. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa e aplicada, uma vez que a aplicação e os resultados exigem diferentes situações e subjetividades, que não podem ser analisadas em dados ou números. Para dar subsídio teórico foi adotada a pesquisa bibliográfica, que permitiu uma revisão de literatura cuja temática abordada foi fundamentada em autores, tais como: Arruda (2011); Castells (1999); Kenski (2003); Maron (2000); Mattar (2010); Prensky (2010), entre outros. Como resultado, obtivemos o mapeamento de jogos digitais educacionais pesquisados em diferentes sites, e destinados às áreas de conhecimento História e Geografia, proporcionando aos professores possibilidades de uso dos jogos para abordagem os conteúdos em sala de aula.
Abstract: O presente artigo permite refletir sobre como estão sendo utilizadas as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ambiente escolar, mostrando mudanças socioculturais sofridas no decorrer dos tempos, assim como, quais estratégias devem ser adotadas em sala de aula, tendo como foco principal o uso dos jogos educativos digitais. O principal objetivo do trabalho é mapear os jogos educativos digitais relacionados às diferentes competências atribuídas às duas áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular, História e Geografia, competente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este mapeamento estará disponível na categoria “jogos digitais” e poderá ser acessado no Banco Interdisciplinar de Recursos digitais, ajudando dessa forma a promover uma aprendizagem mais lúdica e significativa. A metodologia do trabalho é de natureza qualitativa e aplicada, uma vez que a aplicação e os resultados exigem diferentes situações e subjetividades, que não podem ser analisadas em dados ou números. Para dar subsídio teórico foi adotada a pesquisa bibliográfica, que permitiu uma revisão de literatura cuja temática abordada foi fundamentada em autores, tais como: Arruda (2011); Castells (1999); Kenski (2003); Maron (2000); Mattar (2010); Prensky (2010), entre outros. Como resultado, obtivemos o mapeamento de jogos digitais educacionais pesquisados em diferentes sites, e destinados às áreas de conhecimento História e Geografia, proporcionando aos professores possibilidades de uso dos jogos para abordagem os conteúdos em sala de aula.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11352
Other Identifiers: 2012956772
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIOGO SENA DE CARVALHO.pdf393,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons