Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11045
Title: Plano de cuidados de enfermagem em pacientes críticos acometidos pela covid-19: revisão de escopo
Authors: Silva, Cinthya de Sá Santos da
Keywords: Infecções por Coronavirus;Coronavirus infections;Diagnósticos de Enfermagem;Nursing Diagnosis;Processo de Enfermagem;Nursing Process
Issue Date: 14-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Cinthya de Sá Santos da. Plano de cuidados de enfermagem em pacientes críticos acometidos pela covid-19: revisão de escopo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2020.
Portuguese Abstract: Objetivos: identificar a partir da literatura científica as respostas humanas indesejáveis (manifestações clínicas) apresentados pelos pacientes acometidos pelo COVID-19; elencar a partir das respostas humanas identificadas na literatura os diagnósticos de enfermagem em paciente acometido pelo COVID-19 e descrever uma proposta de plano de cuidados de enfermagem (diagnósticos de enfermagem prioritários, resultados e intervenções) em pacientes críticos acometidos pelo COVID-19. Método: Trata-se de uma revisão de escopo realizada em três etapas de busca na literatura. A primeira ocorreu nas fontes de dados: Web of Science, Scopus e SciencDirect. A segunda em um buscador eletrônico abrangente, o Google Acadêmico e a terceira mediante busca na lista paralela de referências. A amostra foi composta por 82 estudos. Resultados: Com base nas principais respostas humanas identificadas, foram elencados os seguintes diagnósticos de enfermagem para compor a proposta de plano de cuidados: Hipertermia, Padrão respiratório ineficaz, Troca de gases prejudicada, Dor aguda, Diarreia, Fadiga, Náuseas, Risco de desequilíbrio eletrolítico, Nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais, Risco de infecção, Risco de choque, Proteção ineficaz, Risco de débito cardíaco diminuído, Risco de sangramento, Integridade da pele prejudicada/ Risco de integridade da pele prejudicada, Risco de ressecamento ocular, Risco de confusão aguda, Insônia, Sofrimento espiritual/ Risco de sofrimento espiritual, Ansiedade e Medo. Os resultados e intervenções também foram propostos respeitando cada particularidade dos diagnósticos elencados. Conclusão: O enfermeiro tem sido importante no combate à pandemia. Portanto, aliando o seu conhecimento científico com uso das taxonomias, proporciona uma melhor conformidade e abrangência no cuidado, tornando assim uma assistência de qualidade e um cuidado centrado nas necessidades de cada paciente.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/11045
Other Identifiers: 20160146146
Appears in Collections:FACISA - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_cinthyadesa.pdf
Restricted Access Until 2022-12-31
TCC será submetido a revista.
499.36 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons