Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1097
Title: A música no Projovem Adolescente: um relato de experiência na cidatde de Natal
Authors: Bezerra, Raphael de Medeiros Henrique
Keywords: Educação musical;Projovem;Educação não-formal
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Raphael de Medeiros Henrique. A música no Projovem Adolescente: um relato de experiência na cidade de Natal. Natal, RN, 2011. 46 f. Monografia (Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011.
Portuguese Abstract: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência em educação musical desenvolvido no Programa Projovem Adolescente na cidade de Natal/RN entre os meses de Julho e Dezembro de 2008, com o objetivo de trazer a música como linguagem a um contexto nãoformal, uma vez que a sua proposta enfatiza a música sob a forma de apresentações artísticas. A partir da vivência com os adolescentes constatou-se a necessidade de se trabalhar a música não só como atividade complementar, mas como uma proposta de educação musical que pudesse trazer a reflexão sobre seu fazer. Foi escolhida a prática do canto coral como atividade principal. Através desta prática, foi possível identificar nos participantes um significativo crescimento nos aspectos social, educativo e musical. Tendo como metodologia da pesquisa a etnografia e a observação participante com anotações nos diários de campo.
Abstract: The present work it is an experience in music education developed in Projovem Teen Program in the city of Natal between July and December 2008 with the aim of bringing music to language as a non-formal context Since its proposal emphasizes music in the form of artistic presentations. From the experience with teens found the necessity of dealing with music not only as a complementary activity, but as a proposal that could bring music education to reflect on their actions. Was chosen the practice of choral singing as a main activity. Through this practice, it was possible to identify a significant increase in participants in the social, educational and musical. Having as research methodology, ethnography and participant observation with field notes in diaries.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1097
Other Identifiers: 200714503
Appears in Collections:Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEZERRA, Raphael de M._A musica no PROJOVEM adolescente_2011.pdfMonografia - Licenciatura em Música - 2011609.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.