Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10897
Title: Preparações culinárias elaboradas com farinha das sementes de melão cantaloupe (Cucumis melo L. var. reticulatus): um estudo piloto
Authors: Miranda, Mayara Priscilla dos Santos
Keywords: Agricultura sustentável. Alimentos. Nutrientes. Aproveitamento integral de alimentos. Características organolépticas.;Sustainable agriculture. Foods. Full use of food. Organoleptic characteristics.
Issue Date: 18-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MIRANDA, Mayara Priscilla dos Santos. Preparações culinárias elaboradas com farinha das sementes de melão cantaloupe (Cucumis melo L. var. reticulatus): um estudo piloto. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Santa Cruz, RN, 2020.
Portuguese Abstract: O Brasil está no ranking dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, é também o 3º maior produtor de frutas, sendo o Nordeste responsável pela produção de 95% do melão. Em consequência da elevada produção de frutas, o país tem enfrentado problemas ambientais decorrentes do lixo orgânico formado pelo desperdício. As cascas e sementes que são desprezadas, como exemplo do melão, podem ser utilizadas na alimentação por meio do aproveitamento integral de alimentos que tem sido uma ótima alternativa na busca de reduzir o desperdício, bem como enriquecer nutricionalmente as preparações culinárias. O objetivo da pesquisa foi realizar um estudo piloto para verificar características organolépticas de preparações culinárias elaboradas com farinha das sementes de melão cantaloupe (Cucumis melo L. var. reticulatus). Foram elaborados 2 produtos, bolo simples e torta de frango, com diferentes percentuais de farinha das sementes de melão (FSM) adicionados à farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, seguindo as concentrações de 25%, 50% e 75% de FSM. As preparações feitas com farinha cuja constituição possuía 50% de FSM foram as comentadas na avaliação das características organolépticas, visto que eram mais palatáveis, em virtude da menor quantidade de resíduos, bem como apresentaram aroma e sabor mais agradáveis. Diante dos resultados observou-se que os participantes optaram pelos produtos que não possuíam grande quantidade de resíduos de melão nas preparações, visto que esses dificultam a mastigação e deglutição, bem como alteram algumas características organolépticas como aroma e sabor.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10897
Other Identifiers: 2016004588
Appears in Collections:FACISA - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PREPARAÇÕES CULINÁRIAS ELABORADAS_MIRANDA_2020.pdf178.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.